Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, admitiu esta quinta-feira, 15 de Novembro, que foram alcançados progressos decisivos nas negociações em torno do Brexit, e convidou os líderes da União Europeia para uma cimeira extraordinária em Bruxelas, no dia 25 de Novembro, para assinar o acordo que estabelece os termos da futura relação entre o bloco regional e o Reino Unido.
A convocatória foi anunciada esta manhã, depois de uma reunião, em Bruxelas, entre o presidente do Conselho Europeu e Michel Barnier, responsável pela condução das negociações do Brexit pelo lado europeu, agendada para as 7:50 (6:50 de Lisboa).
"O nosso trabalho não está terminado", afirmou Barnier, num comunicado conjunto com Tusk, divulgado após o encontro. "Há um grande caminho pela frente, para ambos os lados".
A reunião entre os dois responsáveis aconteceu depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter garantido ontem o apoio do Executivo ao acordo alcançado com Bruxelas.
Após várias horas de conselho de ministros, numa curta declaração, Theresa May revelou que "a decisão colectiva do governo é de que deve apoiar o esboço do acordo de saída" da UE.
"Acredito firmemente, com cabeça e coração, que esta é uma decisão no melhor interesse de todo o Reino Unido", acrescentou, notando que o acordo técnico alcançado entre Londres e Bruxelas "foi o melhor que poderia ter sido negociado".
Autor: Negócios
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.