Como a Alemanha financiou as guerras portuguesas em África
OntemPaulo Barriga

Como a Alemanha financiou as guerras portuguesas em África

Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.

“Atravessamos uma grave crise de corrupção”
20 de novembro de 2021João Carlos Barradas

“Atravessamos uma grave crise de corrupção”

Em Moçambique, há “luzes de alerta acesas, no vermelho mesmo”, face à erosão da moral pública e à subversão do direito, avisa o romancista e historiador moçambicano.

Demissões no hospital de Setúbal. 'Aguentaram, aguentaram... até que explodiram'
08 de outubro de 2021Diogo Camilo

Demissões no hospital de Setúbal. "Aguentaram, aguentaram... até que explodiram"

Os 87 membros de direção e equipas de coordenação que assinaram demissão em bloco no CHS terão de ficar nos cargos até serem substituídos. O que significam estas demissões qual o seu impacto? Profissionais podem sair para o privado se o Ministério da Saúde demorar a encontrar uma solução.

11 de Setembro: O dia que ainda não acabou
11 de setembro de 2021Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, nos Estados Unidos

11 de Setembro: O dia que ainda não acabou

Vinte anos após os atentados às Torres Gémeas, os seus efeitos ainda se fazem sentir. Sobreviventes, bombeiros, polícias e familiares de vítimas recordam os detalhes daquele dia terrível e contam como têm enfrentado problemas de saúde desde então.

Gustavo Santos: 'Se fui vacinado? É secreto como o voto'
05 de setembro de 2021Sónia Bento

Gustavo Santos: "Se fui vacinado? É secreto como o voto"

Gustavo Santos foi afastado da TVI por Cristina Ferreira. Não faz juízos de valor, mas acredita que "a televisão perdeu a magia ao ter-se industrializado". Esta semana lança o seu novo livro.

Um alerta global

Já não é apenas um grito local de sindicatos ou avisos de uma Ordem Profissional. O alerta agora é global e surge da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). São precisos mais 6 milhões de enfermeiros e é urgente travar a fuga destes profissionais para os países mais ricos.

Leituras recomendadas
18 de abril de 2021Eduardo Pitta

Leituras recomendadas

Nas escolhas do crítico para a primavera, há um fã de Hitler que ganhou o Nobel, um livro que adverte para o regresso, hoje, da ultradireita e o clássico da distopia totalitarista, 1984.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana