Deixa arder que o Estado é bombeiro
O grande incêndio de Odemira lembrou o que já devíamos saber: enquanto os bombeiros receberem por área ardida, vamos continuar a subsidiar o desastre.
O grande incêndio de Odemira lembrou o que já devíamos saber: enquanto os bombeiros receberem por área ardida, vamos continuar a subsidiar o desastre.
A área ardida ascende a cerca de 8.400 hectares, num perímetro de 50 quilómetros.
Na sequência o incêndio, foram evacuadas 20 povoações e um parque de campismo, num total de 1.424 pessoas deslocadas, sendo que a maioria já regressou.
As tempestades de fogo, ou incêndios de sexta geração, conseguem aumentar até 12 vezes a velocidade de propagação. Foi o que aconteceu na serra da Estrela o ano passado.
Em 2021, Portugal foi o 4º país da Europa com mais incêndios e hectares de floresta ardida, sendo apenas ultrapassado pela Itália, Grécia e Espanha.
Sobre a mensagem de Natal de António Costa, Marcelo explicou que "como compete a um primeiro-ministro, falou de esperança e falou daquilo que pode vir a ser um ano em que nós consigamos ir mais longe do que fomos este ano".
Agências noticiosas russas indicam, através de fontes anónimas, que os serviços de emergência suspeitam que esteja em causa "um ato criminoso".
11 arguidos, 62 sessões de julgamento, 285 testemunhas. Mais de uma dezena de pedidos de indemnização cíveis. Esta terça-feira será feita a leitura do acórdão no Tribunal Judicial de Leiria.
Hugo Brancal, veterinário de 46 anos, deu assistência a vários animais queimados nos incêndios na serra da Estrela, que começaram no início do mês. Juntamente com duas associações está a ajudar os pastores que perderam tudo.
Medida abrange também municípios com mais de 10% de área ardida.
Durante esta ocorrência verificaram-se sete feridos ligeiros, seis bombeiros e um civil.
Mais de 60 concelhos apresentam perigo máximo de incêndio, situação que se vai manter elevado.
Até dia 15 de agosto, os dados mostram que 22% dos incêndios se deveram a queimadas e outros 22% a incendiários. Isto apenas para aqueles sobre os quais já é possível apurar as suas causas.
Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estavam mobilizados, pelas 18h00, 521 operacionais, 149 viaturas e nove meios aéreos.
"2022 já é um novo recorde": a área mais afetada pelos incêndios é a Península Ibérica, quanto a países, Espanha e a Roménia são os mais afetados enquanto Portugal está em terceiro lugar.
Portugal é já o país com maior percentagem de área ardida na Europa. Mais de 1.500 bombeiros combatem o incêndio que lavra na Serra e o Ministério Público vai investigar origem do fogo que começou há uma semana.