Ventos de Oeste

Racismo e momentos "Marinha Grande"

Comparar António Costa a um porco não é comparável a colocar um preservativo no nariz de um Papa, Paulo Portas a Pinóquio e Cavaco Silva e Passos Coelho a Adolfo Hitler. Isto para referir apenas algumas imagens que circularam abundantemente pelos meios sociais procurando "dourar" o acto do professor da FENPROF (e não do STOP), e procurando fazer crer que essas outras caricaturas se equivaliam.

Ventos de Oeste

António Costa deu uma de Pinheiro de Azevedo

A verdade é que cheguei à conclusão de que, com todas as confusões geradas pelos comportamentos de vários membros do Governo, vai ser totalmente impossível proceder a uma discussão séria acerca do futuro da União Europeia na campanha eleitoral para a escolha dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu.

Ensaio de Vasco Rato: O fascismo deixou de existir
Vasco Rato

Ensaio de Vasco Rato: O fascismo deixou de existir

O nazismo chegou ao poder há 90 anos, Mussolini há 100. Mas a violência sistemática de há um século deixou já de ser necessária para garantir o domínio absoluto sobre a sociedade. Como a China está a demonstrar.

Vandalizado painel com entrevista anti-democrática de Cunhal
Alexandre R. Malhado

Vandalizado painel com entrevista anti-democrática de Cunhal

Exposição sobre 25 de Novembro foi vandalizada na Alameda, Lisboa. Arrancaram painel com entrevista ao líder do PCP durante o PREC em que afastava "qualquer hipótese para a instauração de uma democracia" ocidental.

Rumo à irrelevância final

Paulo Raimundo é a escolha de um pequeno núcleo do Comité Central. Um produto do chamado centralismo democrático que mais não é do que o domínio de uma pequena minoria sobre a vida interna do partido, um símbolo de uma opacidade própria do início do século XX.

Salazar: os diários do ditador
Marco Alves

Salazar: os diários do ditador

Durante 36 anos, e todos os dias, o chefe do Estado Novo anotou quase tudo o que acontecia na sua vida. As pistas que deixou mostram o tráfico de influências que existia na sua casa, quem eram os grandes amigos e como as mulheres que o rodeavam se digladiavam.

Há novos dissidentes no PCP?
Marco Alves

Há novos dissidentes no PCP?

Sim, há militantes e simpatizantes a pedir a desvinculação ou a recusar votar de novo no PCP (falámos com alguns deles) devido à posição do partido na questão da guerra na Ucrânia.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana