BCE. As 25 pessoas que decidem sobre as subidas dos juros
21 de novembro de 2022Bruno Faria Lopes

BCE. As 25 pessoas que decidem sobre as subidas dos juros Exclusivo

As reuniões sobre o preço do dinheiro, no 41º andar da torre do BCE, demoram um dia e meio, incluem jantar e almoço em grupo – e forçam um consenso alargado. Missão: domar a inflação.

Fernando Medina, o cativador implacável
27 de outubro de 2022Bruno Faria Lopes

Fernando Medina, o cativador implacável Exclusivo

Em 2023, o bolo de despesa que só pode ser usado com a autorização do ministro das Finanças será o mais alto em pelo menos uma década. Serviços públicos enfrentam via-sacra burocrática para desbloquear o dinheiro. Técnicos do Parlamento alertam para dano "inescapável" no serviço prestado às pessoas.

Banco de Portugal avisa para recessão em 2023
06 de outubro de 2022Diogo Barreto

Banco de Portugal avisa para recessão em 2023 Exclusivo

"Uma desaceleração significativa” é a previsão do Banco de Portugal para 2023. Boletim de outubro reviu ainda a inflação (passa para 7,8%) e o crescimento (6,7%).

António Costa, o líder do centro-direita Exclusivo

Sun Tzu escreveu que “é de suprema importância atacar a estratégia do inimigo”. António Costa transportou essa máxima da Arte da Guerra para a política, adaptou-a e apropriou-se daquela que, ao longo dos anos foi a grande bandeira da direita: a política das contas certas.

Sérgio Figueiredo. O sedutor 'viciado em poder'
18 de agosto de 2022Bruno Faria Lopes

Sérgio Figueiredo. O sedutor "viciado em poder" Exclusivo

Foi jovem militante comunista, de origem humilde. Chegou a referência no jornalismo económico – e amigo dos poderosos. Dançou entre a EDP e os media e saiu a mal da TVI. Criticado por ir desempenhar cargo nas Finanças, Sérgio Figueiredo anunciou ontem que desistia do lugar.

Caderno de Significados

Acreditar no Pai Natal Exclusivo

Pedro Nuno Santos hipotecou numa cartada o crédito de uma vida. Agora, ou constrói o aeroporto, resolve os problemas de habitação dos portugueses, endireita a TAP sem necessidade de pedir mais milhões ao erário público e moderniza o transporte ferroviário, ou entra na galeria dos políticos falhados.

Lisboa-Almada-Governo. Boys de Medina dão mais um salto
27 de junho de 2022Marco Alves

Lisboa-Almada-Governo. Boys de Medina dão mais um salto Exclusivo

Só 31% dos assessores do ministro das Finanças têm formação/currículo na área (com Centeno eram 66%). Há uma razão: Medina está a rodear-se do pessoal que tinha na câmara de Lisboa e que estava em stand by na câmara de Almada (PS)

Raio-x à saúde: sintomas, diagnóstico e receitas para a doença do SNS
22 de junho de 2022Margarida Davim

Raio-x à saúde: sintomas, diagnóstico e receitas para a doença do SNS Exclusivo

O caos nas urgências de obstetrícia não sai das notícias. Mas o problema nem é novo nem se prevê que fique resolvido já. A SÁBADO foi falar com especialistas para perceber as causas e as soluções possíveis para os dramas do Serviço Nacional de Saúde.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana