
Como é que o mundo está a responder às novas variantes do coronavírus @Model.HTag>
Comissão Europeia já propôs um novo plano de preparação de biodefesa. Laboratórios partilham dados em bases públicas.
Comissão Europeia já propôs um novo plano de preparação de biodefesa. Laboratórios partilham dados em bases públicas.
As crónicas que João Caupers publicou entre 2010 e 2014 oferecem uma rara viagem pela cabeça tendencialmente iliberal do novo presidente do mais alto tribunal do país. A SÁBADO faz-lhe o resumo.
A Comissão Europeia reviu em baixa a projeção de crescimento de Portugal em 2021. Com um primeiro trimestre do ano negativo, a economia não vai além de 4,1% e só regressa aos níveis pré-crise no final de 2022.
O PSD arrancou a audição ao ministro das Finanças ao ataque. Acusou João Leão de pensar mais no défice do que nas pessoas e comparou o governante ao ditador António de Oliveira Salazar.
Presidente do Banco Central Europeu assinalou que a recuperação irá aumentando em meados deste ano, ainda que, precisou, "não estará a salvo de elementos desconhecidos".
O presidente de Itália desafiou Mário Draghi a liderar um Governo de emergência face à pandemia que assola o país e o antigo presidente do BCE já respondeu que sim.
Entre todos os países da União Europeia, a taxa de desemprego só desceu em dois entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. Portugal foi um desses países, embora o apuramento da taxa de desemprego esteja a ser condicionado pelos programas de apoio.
Em causa está a falta de apoio à sua coligação parlamentar.
Primeiro-ministro italiano obteve a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva ter aberto uma crise política.
Emprego de jovens da União Europeia entre os 15 e 24 anos baixou mais de 12% no final de 2020. Trabalhadores temporários viram o seu emprego reduzido em quase 18%.
Dois indicadores revelados pelo INE mostram que Portugal encurtou a distância face à média da UE tanto no bem-estar da população como na atividade económica. No entanto, o país continua nos últimos lugares entre os membros do euro.
O PIB da Zona Euro registou um crescimento histórico no terceiro trimestre, que se segue ao trimestre com o pior desempenho de sempre.
A taxa de desemprego na Zona Euro caiu em outubro pelo terceiro mês consecutivo e permaneceu estável na UE, pelo que Portugal - que viu o desemprego baixar para 7,5% - baixou a média da região pela primeira vez desde maio.
O índice de confiança dos consumidores recuou para o nível mais baixo em seis meses e nos empresários também se assistiu a uma degradação.
Os mais recentes dados sobre a atividade da indústria e serviços são indicativos de uma queda acentuada do PIB e mostram que a atividade económica regressou aos níveis da crise da dívida.
Se o regresso ao crescimento era esperado no terceiro trimestre, após o desconfinamento dos meses de verão, os números do quarto trimestre "seguem uma orientação em baixa", advertiu.