
Mulher que consegue cheirar Parkinson ajuda a desenvolver novo teste
Joy Milne descobriu que conseguia cheirar o Parkinson após o seu marido ter sido diagnosticado. Em parceria com a Universidade de Manchester, ajudou na criação de um novo teste.
Joy Milne descobriu que conseguia cheirar o Parkinson após o seu marido ter sido diagnosticado. Em parceria com a Universidade de Manchester, ajudou na criação de um novo teste.
No Hospital de Braga há um surto provocado por organismos que resistem a vários antibióticos. Não é a primeira vez, já havia situações deste género antes da pandemia e vão continuar a existir. Mas é preciso conter a transmissão porque há o risco de estas infeções não se conseguirem tratar, alertam os especialistas. Saiba porquê.
Cientistas chineses desenvolveram sensor que usa microeletrónica para analisar amostras de DNA coletadas por uma zaragatoa.
O aumento dos casos positivos nas escolas obriga os pais a sujeitar os filhos à zaragatoa, várias vezes por semana. É uma forma de dar confiança, mas pode ser um exagero.
Como se tivesse atravessado um espelho e ido parar a outro mundo, girei os olhos em volta. Nunca tinha visto tantos mármores, nem tantos candeeiros de cristal, nem tantos lustres de bronze, nem tantos veludos, nem tantos arranjos florais.
Será preciso voltar a usar mais a máscara e fazer mais zaragatoas. Mas não se assuste: o inverno do ano passado não se vai repetir. Dois especialistas disseram à SÁBADO o que podemos esperar da reunião do Infarmed da próxima sexta-feira.
O novel Ministério da Propagação da Virtude nacional será dirigido por Eduardo Cabrita, reconhecido especialista em polícias, prevenção rodoviária e livros do Tintim prontos a incinerar.
Munique é uma cidade que funciona: os testes covid são gratuitos e marcados com uma hora de antecedência, pode dormir-se sem ruído no centro da cidade e há festas à beira-rio. Mas o Allianz Arena não quer nada com os portugueses.
Se ladra muito, talvez tenha como antepassados os cães de caça. Já é possível conhecer as origens do seu animal de estimação. Como? Através de uma amostra de ADN.
Tentámos marcação em várias aderentes ao plano municipal: umas não tinham vaga, outras só começavam na próxima semana. Perto das 18h, conseguimos na Penha de França. Vinte minutos depois veio a resposta.
Os membros da comunidade académica, tanto estudantes como profissionais, vão receber na caixa de correio institucional um 'email' com informação sobre o agendamento do teste que é voluntário e gratuito.
Começam hoje à venda em farmácias e parafarmácias de todo o país, custam 7 euros, o seu resultado é conhecido em 15 a 30 minutos e são menos dolorosos que as zaragatoas de PCR. Mas leituras incorretas e falhas na recolha de amostras aumentam probabilidade de falsos negativos.
“Programa Famílias Seguras – Cuidar de quem Cuida”
Os estabelecimentos de ensino já estão a preparar as listas para testar os alunos no regresso às aulas, mas lançam vários alertas sobre a testagem. Aulas laboratoriais regressam ao regime presencial e teóricas dependem de cada faculdade.
Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica vão poder vender testes rápidos. Alternativa colhe amostras da área nasal anterior interna - menos invasiva que a colheita por zaragatoa na oro e nasofaringe.
A psicóloga afirmou que a esmagadora maioria dos testes covid-19 dão resultados falsos, mas os estudos científicos desmentem esta afirmação. Pelo contrário, a margem de erro é de 5%.