
Rússia torturou ucranianos até à morte, afirma a ONU
As Nações Unidas garantem ter provas de que Moscovo tem usado métodos de tortura e que tais crimes já causaram a morte.
As Nações Unidas garantem ter provas de que Moscovo tem usado métodos de tortura e que tais crimes já causaram a morte.
Trabalhou mais nos últimos dois anos do que em qualquer outra fase da vida. A guerra na Ucrânia é o centro desse trabalho e o objeto do seu novo livro. Teme que a guerra, sobre a qual não é imparcial, se arraste indefinidamente.
Rússia está a investigar a queda de aeronave onde poderia estar o líder do Grupo Wagner. Certo é que os 10 ocupantes não sobreviveram à queda.
Sob controlo russo desde março de 2022, a central não produz eletricidade. Porém, Ucrânia e Rússia acusam-se mutuamente de bombardeamentos.
Exercito russo acusou forças armadas ucranianas de "lançaram um ataque de artilharia contra um grupo de jornalistas".
A cimeira da NATO termina esta quarta-feira em Vilnius e terá como foco central a reunião do recém-criado Conselho NATO-Ucrânia. Porém, ficou por definir o que Kiev queria: um calendário para a adesão da Ucrânia. A análise ao primeiro dia da cimeira por João Carlos Barradas.
Peritos da Agência Internacional de Energia Atómica pedem mais acesso à estrutura para terem a certeza da sua segurança.
Putin ainda não falou ao país desde que foi alcançado um acordo com o líder do grupo Wagner e a rebelião recuou. Prigozhin foi autorizado a exilar-se na Bielorrússia e fica livre de qualquer acusação. A valer como garantia de segurança está "a palavra do presidente da Rússia". João Carlos Barradas lembra, no entanto, que na Rússia o mais importante é agora, como sempre, saber quem se impõe, quem prevalece, quem é o mais forte.
Presidente ucraniano acusou Moscovo de preparar ataque terrorista. Rússia diz que se trata de "outra mentira".
Febre do Nilo Ocidental, febre tifóide, cólera. A água libertada pelo ataque à barragem potencia a propagação destas doenças e a Rússia recusou ajuda humanitária da ONU.
Ucrânia e Rússia trocam acusações sobre a destruição da barragem de Kakhovka. A convenção de Genebra proíbe o ataque a infraestruturas como esta, mas ao longo da História foram vários os ataques a barragens em contexto de guerra.
Horas depois da destruição da barragem de Nova Kakhovka mantém-se a dúvida: quem a destruiu? As forças russas ou as ucranianas? Os dois lados têm a perder, como explica João Carlos Barradas. Para já perderam os milhares de habitantes retirados das suas casas devido às inundações.
A Ucrânia acusa a Rússia de ter destruído a barragem de Kakhovka durante a madrugada. Rússia nega responsabilidade no ataque. Central nuclear de Zaporíjia está atenta aos avanços.
Depois dos recentes ataques de drones e mísseis em território russo e da anunciada contra-ofensiva ucraniana como ficam as forças no terreno? Irão os aliados ocidentais apoiar ataques ucranianos na Rússia? João Carlos Barradas explica como esse equilibrio será cada vez mais difícil.
Presidente da Rússia fez uma rara visita perto da frente de combate. De acordo com o Kremlin, foi informado pelos comandantes acerca da situação no terreno.
Atualmente "não é possível garantir a segurança" da central nuclear de Zaporíjia.