Um perdedor

O alcoolismo é simultaneamente o palco e o produto de uma guerra civil psicológica que se instala dentro do ser humano. Nasce e alimenta-se de factores e transformações sociais.

Eurodeputados exigem a Novo Banco que deixe Venezuela pagar vacinas
30 de setembroMargarida Davim

Eurodeputados exigem a Novo Banco que deixe Venezuela pagar vacinas

Um grupo de eurodeputados, entre os quais João Pimenta Lopes e Sandra Pereira (CDU), subscrevem uma carta a exigir a António Ramalho que desbloqueie fundos para o pagamento de vacinas e equipamentos médicos da Venezuela à Organização Pan-Americana de Saúde.

A guerra dos milhões da Venezuela no Novo Banco
30 de setembroMargarida Davim

A guerra dos milhões da Venezuela no Novo Banco

Banco de fomento venezuelano está desde julho a tentar desbloquear cerca de 10 milhões de euros para comprar vacinas e equipamentos médicos. Mas o Novo Banco não deu ainda sequer resposta aos pedidos de Caracas.

José Magalhães insinua que Paulo Rangel frequentava casa de “bondage”
06 de setembroSÁBADO

José Magalhães insinua que Paulo Rangel frequentava casa de “bondage”

Eurodeputado do PSD falou este fim de semana publicamente da sua homossexualidade. Deputado do PS respondeu a uma publicação no Twitter onde fez referência a casas de bondage e sadomasoquismo. Horas depois garantiu que se tratou de "uma extrapolação virtual hipotética sem destinatário".

Afluentes do silêncio*

Para os herdeiros dos futuristas (todos nós), o ruído indica vida, está associado à potência, à energia, ao poder. O silêncio, pelo contrário, aponta para a cristalização, a suspensão ou a infinita lentidão do tempo, quando os dias parecem mais longos e entediantes.

(Entre parênteses)

Lobo Antunes põe algumas personagens a falar através de frases dentro de parênteses, para que as vozes se justaponham e misturem com as que estão fora deles. José Saramago, pelo contrário, condenou-os pratica- mente à inexistência nos romances, excepto nos diários.

A arte da respiração

Mas mais ainda que os puristas da língua, detesto os que se ocupam a corrigir em público, com ar catedrático, os erros ortográficos dos outros. Quem frequenta as redes sociais mete-se em complicações e situações embaraçosas.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)