
Novo Banco, BCP e CGD processam empresa de Isabel dos Santos que controlava Efacec @Model.HTag>
Os três bancos interpuseram duas ações de execução contra a Winterfell 2, da empresária angolana, que controlava o capital da Efacec.
Os três bancos interpuseram duas ações de execução contra a Winterfell 2, da empresária angolana, que controlava o capital da Efacec.
A Winterfell, que detinha a participação da Efacec que foi nacionalizada, argumenta que não foi ouvida antes desta decisão tomada pelo Governo, ao contrário dos restantes acionistas.
Deputada comunista Diana Ferreira afirmou que a Efacec é "absolutamente estratégica" para Portugal, "provavelmente a última empresa da indústria transformadora na área da metalomecânica e eletromecânica".
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garante que o Estado não vai assumir quaisquer responsabilidades pelas dívidas de Isabel dos Santos à banca.
Operação de compra de 71,73% na empresa portuguesa deixa em risco cerca de 110 milhões de euros de créditos que um grupo de bancos concedeu à Winterfell, sociedade detida por Isabel dos Santos.
A empresária angolana disse ter decidido sair em defesa da reputação da Efacec, onde adquiriu em 2015 uma posição através da Winterfell. Mas diz-se "totalmente impossibilitada de poder ajudar" por se ver "arrastada para um amontoado de processos judiciais repletos de falsidades e assentes em documentação forjada".
A empresa e os seus acionistas "são entidades distintas", pelo que as contas da empresa "não foram congeladas, nem em Portugal nem em qualquer outro país".
Os investimentos da empresária angolana em Portugal incluem posições na operadora de telecomunicações NOS, no banco EuroBIC, na Efacec e na Galp.
Consultora considera que o arresto não terá um impacto macroeconómico relevante e sinaliza o ímpeto reformista do Governo de João Lourenço
O Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva.
Famílias, relações amorosas e de poder, guerras, traições, surpresas e dragões. Chega ao fim uma série que pregou milhões a ecrãs durante oito temporadas. Este é o resumo do último capítulo dessa história.
Estreou em Portugal na madrugada desta segunda-feira o quinto e penúltimo episódio da série da HBO. Além de humor, este artigo contém spoilers.
A batalha que opôs o Rei da Noite aos exércitos humanos, na série da HBO, foi filmada em condições tão extremas que "era difícil manter o queixo levantado", explicou Liam Cunningham.
Emilia Clarke deixa conselho aos fãs da Guerra dos Tronos e diz-lhes para arranjarem a maior televisão que conseguirem.
Será que foi boa ideia meter os indefesos nas criptas, fazer trincheiras tão perto de Winterfell e avançar sobre cem mil mortos-vivos em campo aberto numa escuridão total? Artigo contém spoilers sobre o terceiro episódio de A Guerra dos Tronos.
Em Winterfell as espadas afiavam-se para uma longa noite. Leia no artigo o que aconteceu no terceiro episódio da oitava temporada. (artigo repleto de spoilers)