Como os bancos vendem os créditos malparados
29 de julho de 2020Bruno Faria Lopes

Como os bancos vendem os créditos malparados

O negócio à volta do lixo bancário é um dos mais quentes do momento. As vendas a preço de saldo envolvem noitadas de trabalho, viagens a destinos exóticos - e negociação dura.

Os bancos 'limpam' o malparado – mas alguém cobra as dívidas
23 de novembro de 2019Bruno Faria Lopes

Os bancos "limpam" o malparado – mas alguém cobra as dívidas

Enquanto a banca continua a ser pressionada para reduzir o crédito malparado, os fundos que compram essas dívidas entregam a cobrança a empresas que agem sem regulação – e que podem telefonar aos devedores até 10 vezes por dia.

Whitestar, os cobradores sem fraque
05 de outubro de 2018Bruno Faria Lopes

Whitestar, os cobradores sem fraque

Como uma pequena empresa criada em Portugal pelo Lehman Brothers sobreviveu ao fim do seu accionista – e se tornou líder de recuperação de malparado no país.

A grande festa do malparado

Este vai ser um ano-recorde de venda de maus créditos pela banca em Portugal. Os compradores são fundos estrangeiros, cujo lucro depende da eficácia na cobrança das dívidas-zombie de milhares de pessoas e empresas. A explosão do negócio ilustra a longa sombra deixada pela crise

O ar do tempo chama por Cassandra

Acumulam-se os sinais de que a banca está a ficar mais confortável na hora de emprestar aos particulares - talvez demasiado confortável. Não é só a subida dos montantes que conta, mas a qualidade dos créditos. Estaremos a repetir erros dez anos depois da crise financeira?

Os novos piratas

Carlos Cruz conversou com a SÁBADO durante uma hora e meia. “Nunca – observou a jornalista que o entrevistou –, nem nas perguntas e flashes mais difíceis, levou os olhos ao chão”

Maria Luís Albuquerque aprovada por unanimidade na Arrow
01 de junho de 2016Negócios

Maria Luís Albuquerque aprovada por unanimidade na Arrow

Na semana passada, a assembleia-geral da Arrow Global ratificou a nomeação de Maria Luís Albuquerque como administradora não executiva. É a oficialização de uma contratação anunciada em Março.

PCP quer correspondência do Governo e Banif com Arrow
13 de abril de 2016Negócios

PCP quer correspondência do Governo e Banif com Arrow

A subcomissão de ética já concluiu que não há incompatibilidades na ida de Maria Luís Albuquerque para a Arrow Global. Mas os comunistas não estão convencidos e avançam com pedidos na comissão de inquérito ao Banif.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)