
Proteção Civil procura ninhos de vespas asiáticas na praia da Nazaré @Model.HTag>
O Comando da Polícia Marítima da Nazaré foi alertado no sábado para a presença de vespas velutinas, na zona da secagem de peixe no areal da praia da Nazaré.
O Comando da Polícia Marítima da Nazaré foi alertado no sábado para a presença de vespas velutinas, na zona da secagem de peixe no areal da praia da Nazaré.
Cidade no distrito de Coimbra destruiu em 2019 um total de 388 ninhos de vespa asiática, mais de um por dia. Nos últimos cinco anos foram 666 em todo o concelho.
As petições são o país à nossa porta que exige que o conheçam e o melhorem. São o nosso Muro das Lamentações, são o largo da aldeia onde os portugueses se põem a conversar e a discutir porque é que não se extinguem os passeios de charrete em Sintra e porque é que as medidas de combate à vespa asiática têm sido ineficazes
A autarquia diz estar a "acompanhar atentamente a possível propagação da vespa asiática em toda a área do concelho", tendo ainda confirmado a existência de 16 ninhos de vespas de outras espécies.
Estratégia tem sido de deteção e exterminação dos ninhos no próprio dia, ou num prazo máximo de 24 horas. Ninhos dentro de imóveis são considerados como "situação como prioridade extrema".
Nativo do oeste asiático, o percevejo asiático foi introduzido acidentalmente nos continentes americano e europeu "contando já com 22 países invadidos".
O alerta é dado por ambientalista da Quercus. No primeiro semestre do ano foram destruídos pelo menos 5.600 ninhos, segundo o Governo, especialmente no norte do país, onde começaram por ser detetados.
GNR afirmou que, "supostamente, o homem terá sido mordido por uma delas, mas só a autópsia é que poderá confirmar" a suspeita.
Bombeiros lamentam que quando "apareceu um fenómeno completamente desconhecido", o concelho tenha enfrentado "completamente sozinho" o seu combate.
Em 2019, o Governo disponibilizou 1,4 milhões de euros para apoiar os municípios na destruição de ninhos.
"Desde 2011 que andamos a puxar a carroça, sozinhos. Éramos uns coitadinhos, uns anormais", lamenta presidente da Associação Apícola de Entre Minho e Lima.
A vespa asiática chegou a Portugal em 2011, na zona de Viana do Castelo. No fim de agosto, um homem de Guimarães morreu depois de ter sido picado por uma vespa.
A zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, foi encerrada ao público, depois de ter sido descoberto um ninho de vespas asiáticas, estando prevista a reabertura na quarta-feira.
A vespa asiática registou o primeiro avistamento em Portugal em 2011, no distrito de Viana do Castelo, e, "desde aí, tem vindo a deslocar-se para o sul do país..
"Todas as semanas temos identificado ou recebido informação sobre potenciais novos casos de ninhos da vespa velutina, que temos destruído com celeridade", garante autarca.
Os jardins das Quintas das Conchas e dos Lilases reabriram este domingo ao público depois de terem sido encerrados na sexta-feira devido a um ninho de vespas asiáticas.