Urbanista

E se?

O que é escolher bem? É seguir o coração ou a razão? É fazer uma tabela de vantagens e desvantagens para a tomada de decisão ou ignorar tudo e ouvir a intuição? O que é a intuição?

Urbanista

A Guerra dos Mundos, hoje

Neste reino das pessoas que acham alguma coisa, sou de opinião que a opinião cansa. As ideias mastigadas, repetidas à exaustão e a ausência de novas ideias, torna-se o próprio simulacro da simulação. Alimenta uma Guerra dos Mundos sem fim, que ultrapassa, em muito, as ondas da rádio.

Urbanista

Por amor à camisola? Nem por amor

Entre casais ou na empresa, o dia-a-dia tende a minar as endorfirnas cuja explosão se vai espaçando no tempo, até acabar. E acaba quase sempre por um cansaço acumulado pelo volume de trabalho, sobreposição de tarefas, desrespeito pelos horários e tudo aquilo que se conhece e que, rapidamente, precisa terminar. O mundo mudou, o trabalho não acompanhou.

Urbanista

O fim de um grande amor

Há tempos pensei num podcast chamado "porquê ir" para tentar perceber o que leva tantos portugueses a tentar a sorte lá fora e tão poucos a regressar. Fica a ideia, porque entretanto não foi difícil perceber o contrário: muitos vão chegando pela qualidade e o custo de vida, o sorriso das pessoas e a famosa luz, que fazem deste, um local muito agradável para estar. Estar é fácil. O resto, nem tanto. Parece ser mais difícil para os de cá.

Urbanista

Um país que é para (algumas) pessoas

Bancos, gasolineiras e outras grandes corporações seguem impunes, offshores continuam off radar e ninguém sabe muito bem onde isto vai parar. Desculpam-se com o contexto internacional - que é sério e tem influência - mas não chega para explicar um país que leva as negociações com os trabalhadores ao limite do inaceitável.

Urbanista

O prazer em trabalhar não tem género

Nisto de géneros, somos apenas parecidos. Os géneros são diferentes mas o conceito que lhes dá origem - o de pessoa - é igual. É por isso que a igualdade de género é tão divertida, porque discutimos o óbvio ou seja, que as pessoas têm direitos iguais. 

Urbanista

Panela de pressão

Sobre os professores, compreendo-lhes a luta mas tenho dúvidas que todos nós consigamos entender. Comentadores e espectadores incluídos. E esse, é um dos grandes problemas do dilema que afecta a classe. Ninguém os compreende.

Urbanista

No meio (não) está a virtude

Acho que não vamos recordar o que aconteceu em muitas escolas ou a muitos professores, completamente inadaptados ao contexto digital durante a pandemia mas talvez possamos recordar o esforço que outros fizeram por aprender aquilo que achavam que já não iriam precisar, surpreendendo os seus alunos, a quem conseguiram acompanhar e ensinar no pior período das suas vidas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana