
Programa do Governo prevê urgente combate à inflação e diminuição da dependência energética
Estes dois pontos fazem parte da parte do programa dedicada às consequências políticas e económicas resultantes da intervenção militar russa na Ucrânia.
Estes dois pontos fazem parte da parte do programa dedicada às consequências políticas e económicas resultantes da intervenção militar russa na Ucrânia.
O ex-Presidente da República não poupa nas palavras: diz que será preciso muita coragem política para tirar o País do beco a que a “geringonça” o conduziu e não tem dúvidas em considerar o euro uma bênção para os portugueses.
Vai ser necessária uma grande coragem política para inverter a tendência de empobrecimento relativo de Portugal, considera o ex-Presidente da República e ex-primeiro-ministro.
Professor emérito da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia em Nova Iorque, iniciou a teoria das áreas monetárias ótimas em 1961.
Reunião dos ministros das Finanças da zona euro por videoconferência para eleger o novo presidente do Eurogrupo assinala a despedida europeia de Mário Centeno.
Ao anunciar que não concorrerá a um segundo mandato, o ministro das Finanças português vai ser o primeiro a cumprir apenas um mandato na liderança do fórum informal de ministros da pasta da zona euro.
Jornal FAZ dá eco a várias críticas, anónimas, ao desempenho do ministro português à frente do Eurogrupo e aponta "fadiga" como razão para Centeno não se recandidatar.
O presidente do PSD discursou em alemão no Congresso do Partido Popular Europeu, em Zagreb, e realçou um reforço conjunto de sociais-democratas e PS no país.
A comissária indigitada afirmou que foi com "a maior honra" que aceitou "o convite do Primeiro-Ministro" para assumir o cargo.
O chefe de Estado português destacou a convergência de posições com Frank-Walter Steinmeier quanto à necessidade de decisões rápidas quanto ao quadro financeiro plurianual da União Europeia.
Primeiro-ministro português espera que o Conselho Europeu renove o mandato do ministro das Finanças, tendo em vista um "avanço em matéria de orçamento da zona euro".
O presidente do PSD considerou "inadmissível" que tenha havido gestores da banca em Portugal e que depois não tinham responsabilidade nenhuma.
Cabeça de lista do PSD defendeu que não quer "mais 'Berardos' em Portugal".
Para Mário Centeno, "reforçar o papel do euro implica garantir um lugar a par das outras moedas dominantes do sistema", mas sem "suplantar o dólar".
O manifesto do PS para as eleições europeias vai ser hoje discutido e votado em reunião da Comissão Nacional do PS, que se realiza em Lisboa.
O presidente do fórum de ministros das Finanças da moeda única "desvendou" perante os eurodeputados algumas das ideias que defende para os moldes que esse orçamento pode vir a ter, enfatizando que o mesmo deve ser "complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da União Europeia".