
A guerra do juiz Carlos Alexandre com o traficante Xuxas
O advogado de Rúben Oliveira quer afastar o magistrado. Antes, a PJ detetou-o a dar ordens a um traficante para não colaborar com as autoridades.
O advogado de Rúben Oliveira quer afastar o magistrado. Antes, a PJ detetou-o a dar ordens a um traficante para não colaborar com as autoridades.
Nem a Polícia Judiciária, nem a Força Aérea, nem órgãos de polícia criminal como a GNR e a PSP, ou a própria Autoridade Tributária e Aduaneira, bem como o SEF, têm sido notas de rodapé na investigação do tráfico de droga.
Operação "Ano Novo" resultou ainda na detenção de três cidadãos com nacionalidade portuguesa e idades compreendidas entre os 35 e 48 anos.
Dois dos detidos eram funcionários de uma empresa prestadora de serviços de handling no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Comunicações encriptadas com nomes de código, infiltrados nos portos de Sines e Setúbal, ligações ao major Sérgio Carvalho e ao Primeiro Comando da Capital. O despacho do MP, obtido pela SÁBADO em exclusivo, revela as suspeitas e a organização do maior grupo de tráfico de droga do país.
A "Operação Ibéria", realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, com o apoio da Marinha e da Força Aérea, contou também com a colaboração da Agência Nacional de Crime (NCA) do Reino Unido e da agência norte-americana de combate ao tráfico de droga (DEA).
Estão a ser julgados portugueses acusados de traficar cocaína, avaliada em mais de 24 milhões de euros. A Polícia Judiciária investigou durante um ano esquema de estupefacientes vindos do Brasil.
Operação Descobrimento fez sete detidos: 5 no Brasil e 2 em Portugal. Ao todo foram emitidos 9 mandados de prisão no caso do avião com droga em que viajou João Loureiro. Um dos detidos é precisamente o empresário que o convidou para essa viagem.
Um arguido detido num processo de tráfico de droga foi apanhado numa conversa telefónica a dar instruções à namorada sobre como fazer chegar dinheiro ao magistrado judicial. À SÁBADO, Ivo Rosa nega ter recebido qualquer quantia e garante: “Não percebo qual é o objetivo disto”.
Veleiro transportava 183 fardos de cocaína, com um peso superior a 5,2 toneladas.
Foram ainda apreendidos quatro automóveis e diversos outros objetos e documentos relacionados com as atividades ilícitas em investigação.
A Polícia Judiciária explica que a droga estava dissimulada em 12 isoladores sísmicos que tinham sido transportados por via marítima até um porto nacional.
A Polícia Judiciária esteve quase dois anos à espera que um grupo de empresários e pescadores fizesse um transporte de droga. Os suspeitos falharam várias ações e até tiveram de afundar um barco – foram salvos pela Força Aérea - para disfarçar uma ação mal feita que os colocou sob pressão de narcotraficantes espanhóis, colombianos, marroquinos e sérvios. No fim, o suspeito nº1 português não foi detido.
Os três homens de "nacionalidades montenegrina, croata e inglesa, juntaram a sua contribuição a um grupo que se dedica à importação e transporte para a Europa de cocaína".
A operação permitiu ainda o arresto de várias contas bancárias, cujos saldos ainda não se encontram totalmente contabilizados.
PJ deteve cinco homens e apreendeu um jato privado e 175 quilos de cocaína. Foram ainda apreendidos uma aeronave e um jato bimotor, que foi utilizada no transporte do estupefaciente.