
Investigação SÁBADO. “Tudo o que aqui havia morreu”
Um jovem veterinário luta há sete anos contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina.
Um jovem veterinário luta há sete anos contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina.
Em causa estava uma lei austríaca que obrigava as plataformas digitais a publicar relatórios regulares sobre os conteúdos ilegais publicados pelos seus utilizadores.
Por ser pública, tive acesso à sentença, que oportunamente li e analisei. Foi com desilusão que li a fundamentação do resultado que já tinha sido amplamente noticiado – a condenação de Mamadou Ba pela prática de um crime de difamação, com pena de multa de €2.400.
Decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal japonês. Era um dos 18 países que impõem a realização de uma cirurgia de esterilização às pessoas transgénero.
Em Portugal, até as políticas de promoção da igualdade são um tapete vermelho para a distribuição cortesã de prendas e privilégios.
Os magistrados gozam, como qualquer cidadão, do direito de exprimirem livremente a sua opinião, nomeadamente quando participam em atividades cientificas ou debates públicos.
Mamadou Ba foi condenado por difamação por ter associado Mário Machado à morte de Alcindo Monteiro. Em sua defesa, cita o Supremo e aponta o dedo à Justiça.
Barulho de madrugada e poeira por todo o lado – camiões de uma empresa transformaram a casa de Andreas num inferno. O alemão trava uma batalha há anos contra uma das maiores distribuidoras da Península Ibérica.
Barulho de madrugada e poeira por todo o lado, são as queixas de Andreas contra uma das maiores distribuidoras da Península Ibérica. Para ver esta noite logo a seguir ao Grande Jornal, na CMTV.
"Se a UE pretende acabar com o processo de adesão, que só existe no papel, essa será a sua decisão", disse o presidente turco. "Cumprimos todas as promessas que fizemos à UE, mas eles não cumpriram quase nenhuma das suas."
Saiba tudo sobre o antigo autarca de Barcelos expulso do PS acusado de ser um sabotador e entenda o que aconteceu no enclace de Nagorno-Karabakh
Valerá a pena o ativismo climático dentro do sistema? Os quatro jovens que, esta terça-feira, atiraram tinta verde ao ministro Duarte Cordeiro e ao jornalista Pedro Santos Guerreiro acreditam, certamente, que não.
Advogada frisou que os jovens é que sofrerão os danos "durante as suas vidas, a menos que os Estados assumam as suas responsabilidades".
Vítor Carreto recusou representar os arguidos, à semelhança do que tinha acontecido na fase de instrução, por afirmar que o processo está "inquinado" desde o início.
Hoje, seis jovens de Portugal vão defender e expor argumentos no sentido de demonstrar que os governos de toda a Europa não estão a fazer o suficiente para proteger as pessoas dos danos causados pelas alterações climáticas.
A defesa apaixonada da nossa causa não nos autoriza a calar os outros. Se é preciso lembrar isto, o debate público está mesmo a degradar-se.