
Investigação SÁBADO. Lisa e Samuel foram levados pela mãe
Dois irmãos, de 12 e 4 anos, desapareceram sem deixar rasto. Sílvio Mendes, emigrante em França, queixa-se de ter sido abandonado pela justiça portuguesa.
Dois irmãos, de 12 e 4 anos, desapareceram sem deixar rasto. Sílvio Mendes, emigrante em França, queixa-se de ter sido abandonado pela justiça portuguesa.
A lei estabelece que é obrigatório registar os bebés nascidos em território nacional no prazo de 20 dias. Mas todos que nasçam em território português têm direito à nacionalidade.
PJ adianta que os jovens que assumiram a autoria das publicações nas redes sociais não tinham noção da dimensão e do impacto das ameaças e que "foi apenas uma brincadeira".
A propósito da prisão preventiva dos jovens acusados de atacaram um imigrante nepalês em Olhão, a SÁBADO falou com advogado Pedro Proença, que considera a medida excessiva.
Autoridades suspeitam de mais de uma dezena de agressões a imigrantes.
João ficou sem os três filhos que a ex-mulher levou para a Estónia, António teve a filha raptada pela mãe, num processo que se arrastou no Brasil. Casos de rapto e alienação parental como estes não são raros e quem sofre são as crianças, dizem os especialistas.
Caso os dois alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco não estejam a frequentar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no regresso às aulas, o tribunal voltará a marcar sessão.
Adiamento prova que o tribunal considerará que "não há perigo iminente" para os menores. MP quer alunos à guarda da escola durante período escolar.
Nas alegações do processo de promoção e proteção dos dois alunos, o MP diz que aquela é a única medida "que se apresenta como do superior interesse dos jovens".
Levou murros, pontapés, apertões e cortes, mas ainda há pontos por esclarecer no relatório preliminar da autópsia. O padrasto da vítima diz que tentou socorrê-la, chamou o INEM, mas já não foi a tempo. Acolheu mãe e filha há nove meses.
Jéssica tinha apenas um mês quando foi sinalizada. Processo foi arquivado pelo Ministério Público.
Neste Investigação SÁBADO temos duas entrevistas permitem perceber o enredo em torno de uma das maiores redes internacionais de droga que estava em ação há mais de 20 anos e que foi agora, pelo menos em parte, desmantelada. Mas também a história dramática de duas irmãs que vaõ ser separadas pelo tribunal de Gondomar.
A rede de ajuda a crianças e jovens por crimes sexuais da APAV registou mais de 500 vítimas em 2021. Os dados revelam que 80% das que foram apoiadas eram do género feminino.
Sofia perdeu a família biológica e arrisca-se a ficar sem a família afetiva. A Investigação SÁBADO descobriu que apesar de dois pareceres técnicos da Segurança Social serem favoráveis, dois juízes, decidiram que a criança tem direito a uma família previamente seleccionada para adoção.
Há dois anos que Sofia vive com a família que a quer adotar e que tem todas as condições para o fazer. Agora, os tribunais querem enviá-la para uma instituição para ser… adotada.
O juiz de instrução criminal vai decidir quem vai a julgamento na Operação Marquês. De jovem que tratava dos animais na quinta a juiz num tribunal internacional, este é o percurso do homem que será o centro das atenções esta sexta-feira.