
Covid-19: Sociedade pede urgência na vacina e testagem maciça de doentes em hemodiálise @Model.HTag>
"Se nada for feito na semana que agora começa, será muito provavelmente demasiado tarde", avisa Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
"Se nada for feito na semana que agora começa, será muito provavelmente demasiado tarde", avisa Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia veio agravá-la. Razão: como passamos mais tempo sentados, sobrecarregamos a coluna. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor e robôs que põem o parafuso em vez dos cirurgiões. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.
Infarmed diz que "tem vindo a trabalhar com as demais autoridades do medicamento da União Europeia e com os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) no sentido de rever as condições de comercialização dos medicamentos contendo Imunoglobulina Humana Normal e, dessa forma, assegurar a sua disponibilidade no mercado nacional".
A barreira das 300 mil mortes foi ultrapassada há apenas um mês, em meados de dezembro.
"Lutou com entusiasmo, com emoção, com persistência para ajudar estas pessoas que sofriam desta doença", enalteceu o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
SPO lembra que os hospitais são seguros e que é importante manter o contacto para não atrasar diagnósticos.
Já existe um processo de averiguações no Centro Hospitalar do Oeste. Registou-se uma demora de três horas.
Hospitais devem ainda "suspender a atividade assistencial programada não urgente, desde que tal suspensão não implique risco de vida para os utentes, limitação grave do seu prognóstico e/ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância".
Se 2020 foi um ano de planos interrompidos, 2021 tem de ser um ano de recomeços. A pensar nisso, reunimos ideias para se reinventar nos 365 dias que aí vêm.
A Comissão Europeia concluiu esta segunda-feira as conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19.
"Teremos os idosos protegidos por altura do verão em muitos países e isto claro elimina parte considerável das consequências graves da doença", afirma especialista do ECDC.
Foram usadas amostras de sangue de 20 pessoas que receberam a vacina da Pfizer e da alemã BioNTech. Estudo concluiu que os anticorpos resistiram com êxito às novas variantes.
A vacina contra a covid-19 não é 100% eficaz? Não, mas é tão eficaz como a vacina contra o sarampo. Como se pode ficar infetado depois de receber a vacina? Só metade das pessoas vacinadas fica imune duas semanas após a primeira toma.
A recomendação de atrasar a segunda dose "em algumas semanas" permitiria "maximizar o número de pessoas que podem beneficiar da primeira dose" desta vacina, referiu Alejandro Cravioto.
"Caso o Comité de Medicamentos para Uso Humano chegue a um parecer na reunião de amanhã [quarta-feira], a EMA enviará um comunicado de imprensa logo que possível após a reunião", adianta o regulador europeu numa curta mensagem, aludindo à esperada aprovação.