
Navio de carga movido a energia eólica faz a sua primeira viagem
É esperado que uma embarcação transportada com a ajuda do vento consiga reduzir as emissões de um navio de carga em 30%.
É esperado que uma embarcação transportada com a ajuda do vento consiga reduzir as emissões de um navio de carga em 30%.
Avaria levou a que o navio tivesse que abortar uma missão nas Ilhas Selvagens na semana passada, tendo sido rebocado para o porto do Caniçal.
As zonas mais visitadas pelos passageiros de cruzeiros que fazem escala, iniciam ou terminam a sua viagem em Lisboa são a Baixa, o Chiado, o Castelo, a Mouraria, o Bairro Alto, o Cais do Sodré e Belém.
O setor dos cruzeiros tem crescido, em território nacional e internacional, todos os anos. Ganha cada vez mais adeptos, mas a nível ambiental são vários os riscos associados a este tipo de turismo.
Navio cruzeiro chegou a Lisboa no dia 29 de dezembro, com 4.197 pessoas a bordo, e armador optou por permanecer até 2 de janeiro.
As greves parciais de três horas por turno iniciam-se na segunda-feira, dia 08, e prolongam-se até sexta-feira, dia 12. A Transtejo avança que "não é possível garantir o serviço regular de transporte fluvial" durante a realização da greve, sendo que os terminais e estações vão estar encerrados.
Até ao final de setembro de 2022, o Governo vai ainda apresentar à Assembleia da República um estudo sobre o impacto económico e ambiental destas taxas.
Disputa centra-se na compensação que a Autoridade do Canal do Suez está a pedir pelo resgate do navio "Ever Given", que encalhou em março, bloqueando o trânsito marítimo durante seis dias.
A taxa de dois euros, cobrada aos passageiros de voos internacionais e navios cruzeiro, foi proposta pelo PAN para o OE2021 e vai avançar no segundo semestre do ano, disse o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
Pelo menos 237 navios, incluindo 24 petroleiros e 41 porta-contentores continuam a aguardar a possibilidade de cruzar o Canal, por onde circula mais de 10% do comércio marítimo mundial e 25% dos contentores, indicou a Lloyd's List.
Um porta-contentores encalhado no Canal do Suez, no Egito, fez estremecer os mercados mundiais. O caminho alternativo que liga a Ásia e a Europa demora uma semana e os especialistas alertam para a fragilidade de uma das rotas marítimas mais importantes do mundo.
A tripulação chegou ao porto de Leixões pelas 10h30 e vai agora prestar declarações à Polícia Marítima para se perceber o que se passou. "O navio, aparentemente, ainda está a flutuar porque ainda emite o sinal de posicionamento", explicou a fonte da Marinha.
Navio que tinha como destino Moçambique atracou no porto da capital do Líbano devido a problemas mecânicos e a sua carga - 2.750 toneladas de nitrato de amónio - foi armazenada.
Quatro empresas entregaram propostas para fornecer à Transtejo 10 novos navios elétricos, num investimento de 57 milhões de euros.
No local do incidente estiveram em buscas 16 operacionais, apoiados por cinco viaturas.
Com mais pessoas a precisar dos transportes públicos, utentes estão preocupados com manutenção do distanciamento social e com a desinfeção.