Análise. A insustentável leveza de Cabrita, a auto-proclamada vítima
19:21Maria Henrique Espada

Análise. A insustentável leveza de Cabrita, a auto-proclamada vítima

Segundo a declaração do demissionário, a viatura em que seguia “foi vítima” de um acidente, ele próprio terá sido vítima de uma tragédia, culpas, dele nenhumas, talvez do motorista, e Ihor Homeniuk parece que nunca existiu: e de tudo isto se fez um ministro.

Tony Carreira: 'A dor não vai suavizando. Aprende-se a sobreviver com ela'
01 de dezembroRaquel Lito

Tony Carreira: "A dor não vai suavizando. Aprende-se a sobreviver com ela"

Um ano após a morte da filha mais nova, Sara, o cantor diz-se um homem diferente. Não podia ser, aliás, de outra forma. Descreve-se como alguém "pontualmente alegre”, que só poderá completar o luto depois de descobrir o que se passou na A1, naquela noite de 5 de dezembro de 2020: “Não é para encontrar culpados. Nada me vai trazer a minha filha. Qualquer pai tem direito de saber o que aconteceu.”

Tony Carreira. Isolamento, fé e salas cheias
01 de dezembroRaquel Lito

Tony Carreira. Isolamento, fé e salas cheias

Desde a tragédia, o cantor vai diariamente ao cemitério dos Prazeres, onde está sepultada a filha. Entretanto, sofreu um enfarte – mas a morte não o assusta.

Alcindo

Quanto mais tentamos relativizar o racismo, mais essa linha nos inclui a todos e nos liga a ele. Porque, quer queiramos quer não, os racistas (e os skins que mataram Alcindo) fazem parte da nossa sociedade, são-lhe intrínsecos.

O que leva um pai a matar um filho?
12 de novembroVanda Marques

O que leva um pai a matar um filho?

Na origem poderá estar um problema de saúde mental, uma distorção cognitiva ou um corte com a realidade. Até mesmo um quadro depressivo. Especialistas alertam para um reforço na prevenção destes casos.

Um professor à beira de um ataque de nervos no D. Maria
11 de novembroSebastião Almeida

Um professor à beira de um ataque de nervos no D. Maria

O que acontece quando um professor à beira da reforma descobre que o teatro em que sempre acreditou não existe? Tenta salvar os alunos de um futuro de sofrimento, mas a que custo? O Inesquecível Professor tenta dar a resposta.

Larvas na História
10 de novembroMiriam Assor

Larvas na História

Quando se assinalam 83 anos da Noite de Cristal, Miriam Assor, num artigo de opinião, recorda quando há anos, do arquivo de Dachau lhe indicaram para consultar um texto de Humberto Nuno de Oliveira. Um homem que foi candidato do Partido da Renovação Nacional (PNR) às europeias.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana