
Eutanásia: 12 respostas sobre a morte medicamente assistida @Model.HTag>
A Assembleia vota, na sexta-feira, uma proposta de referendo sobre a eutanásia. Tema está em debate na sociedade portuguesa desde 2018.
A Assembleia vota, na sexta-feira, uma proposta de referendo sobre a eutanásia. Tema está em debate na sociedade portuguesa desde 2018.
A proposta que será debatida na especialidade a partir de outubro introduz um parecer psiquiátrico obrigatório no processo e trava a eutanásia se o doente estiver inconsciente.
Num cenário em que os serviços não consigam receber todos quantos deles necessitem, que regras devem ser seguidas pelos profissionais de saúde?
A JP quer ainda que as autarquias "apoiem as iniciativas cívicas que promovem a realização de um referendo sobre a despenalização da eutanásia".
Ana (nome fictício), 74 anos, é saudável. Mas, se adoecer, não quer ficar a definhar. Prefere morrer. Já está a preparar o seu plano de morte: quer que seja rápido e seguro. E partir tranquilamente.
Os opositores do referendo também se esquecem de que aceitaram que o aborto fosse referendado, e não apenas votado. A questão da eutanásia e a do aborto são da mesma natureza religiosa, cívica e política, como aliás é o “testamento vital”
Os deputados aprovaram todos os projetos de lei sobre a eutanásia. O do PS foi o que reuniu maior apoio dos deputados. Leia aqui como decorreu o debate.
António Pinheiro Torres quer que o PSD lidere o debate sobre a eutanásia e que o alargue para um referendo nacional
Morte aconteceu nove dias depois do hospital ter começado o protocolo para retirar a alimentação e hidratação artificiais ao francês, em estado vegetativo desde 2008.
O tetraplégico francês em estado vegetativo desde 2008 teve finalmente as máquinas desligadas. Depois de anos a lutar contra esta decisão, os pais de Vincent resignaram-se mas não conseguem aceitar a morte do filho.
Enfermeiro não deixou por escrito um testamento vital e a sua situação converteu-se em França num símbolo do debate sobre a morte digna.
Associação alerta para a necessidade de "testar novos fármacos capazes de prevenir a doença". Farmacêutica Pfizer não fez ensaios clínicos nem divulgou dados sobre fármaco que pode reduzir risco em 64%.
Jovem de 20 anos está em coma induzido. Apesar de a família ter pedido aos médicos que realizassem a transfusão, tribunal decidiu respeitar decisão que a paciente deixou por escrito.
O antigo coordenador do BE e médico João Semedo morreu aos 67 anos depois de anos de uma batalha contra o cancro, tendo-se realizado o funeral esta terça-feira.
O "legado e o trabalho de João Semedo não deixou ninguém indiferente", aponta a deputada do BE.
Um filho médico pode eutanasiar o pai? E pode fazê-lo em casa? O que dizem os projectos de lei que serão discutidos esta tarde no Parlamento