
João Ribeiro e Messias Baptista campeões do Mundo em K2 500
Dupla portuguesa conseguiu assim garantir a presença nos Jogos Olímpicos 2024.
Dupla portuguesa conseguiu assim garantir a presença nos Jogos Olímpicos 2024.
Esta é a quarta medalha da canoagem nesta terceira edição dos Jogos Europeus, e a segunda do dia, depois de Fernando Pimenta ter conquistado a prata em K1 500 metros. Na sexta-feira, Messias Baptista chegou ao ouro em K1 200 metros, distância em que Francisca Laia levou o bronze.
Esta é a terceira medalha conquistada por Portugal em Poznan, depois de Pimenta já ter arrecadado duas pratas.
Pimenta, que em 2022 conquistou 15 medalhas em provas internacionais, garantiu o primeiro ouro da época em 1.41,35 minutos, batendo o australiano Jean van der Westhuyzen.
Canoísta já somou três medalhas nos Europeus de Munique.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos mundiais, depois do bronze em K1 500 metros e de Norberto Mourão na classe adaptada VL2.
O medalhado olímpico arrecadou quatro ouros para Portugal, mas não foi o único atleta a triunfar na Polónia.
O Comité Olímpico previa duas medalhas e 12 diplomas, mas a realidade superou as expetativas: Portugal conquistou quatro medalhas, uma delas de ouro, e 15 diplomas. EUA venceu o medalheiro, mas Pichardo vai receber um prémio maior que os medalhados de ouro norte-americanos.
O quarteto composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela terminou a 3 segundos da vencedora Alemanha.
Canoísta português liderou a regata a solo e não vai precisar de disputar os quartos de final. Objetivo é chegar à final e destaca "boas sensações" na prova.
Portugal somou a terceira medalha na Taça do Mundo, depois dos bronzes de Fernando Pimenta no sábado nos olímpicos K1 1.000 e hoje de Teresa Portela e Joana Vasconcelos em K2 200.
Esta medalha, em distância não olímpica, segue-se à de bronze em K1 1.000 obtida no sábado por Fernando Pimenta.
Com as duas medalhas de Pimenta, Portugal ficou em 19.º no mundial que reuniu um recorde de 102 países e 1.300 canoístas.
Depois da medalha de bronze em K1 1000, Pimenta, que defendia também o título mundial nos 5.000 metros, cortou a meta no terceiro lugar com o tempo de 20.19,94 minutos.
Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela foram sextos classificados na final dos Mundias de Szeged.
Pimenta liderou a sua prova de início ao fim, concluindo-a em 3.29,87 minutos, batendo o norueguês Lars Magne Ullvang e o australiano Van der Westhuyzen.