
Democracia ocidental está sob ataque, diz Biden @Model.HTag>
Joe Biden considera ser necessário "defender e fortalecer" a democracia para que esta "não seja uma relíquia" histórica.
Joe Biden considera ser necessário "defender e fortalecer" a democracia para que esta "não seja uma relíquia" histórica.
Aprovação da utilização de emergência de duas versões da vacina permite agora que estas sejam lançadas a nível mundial através do Covax.
O secretário-geral da OMS deixou um apelo ao "desenvolvimento maciço da capacidade de produção" de vacinas, como forma de evitar que se desperdice todo o progresso já feito na luta contra a pandemia.
Problemas de produção, estudos que revelam uma baixa eficácia na população mais idosa e cobrar mais doses do que as viáveis. Europa em guerra com as farmacêuticas.
Europa está a correr contra o tempo devido ao aparecimento de novas e mais perigosas variantes do coronavírus que provoca a covid-19.
Grupo de especialistas responsável por avaliar a resposta mundial sublinha ser possível verificar, "na cronologia inicial da primeira fase da pandemia, que teria sido possível agir mais rápido com base nos primeiros sinais".
OMS critica países e empresas com acordos bilaterais para a distribuição de vacinas que estão a evitar o consórcio global para garantir a vacinação nos países mais pobres.
Portugal começou a sua campanha de vacinação em 27 de dezembro com a inoculação de profissionais de saúde de hospitais.
Tedros Ghebreyesus avisa que o "nacionalismo das vacinas" contra a covid-19 prejudica todos e é "autodestrutivo", e lembrou que países pobres ainda estão sem vacinas.
"Estamos numa corrida para prevenir infeções, baixar o número de casos, proteger sistemas de saúde e salvar vidas, enquanto estão a ser lançadas vacinas seguras", referiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Confusão surgiu do facto de as duas estirpes terem sido identificadas quase em simultâneo, esclarece a OMS.
As pessoas que vivem em zonas de elevada transmissão, acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus, devem considerar os seus planos "com cuidado". E disse ainda: "Este pode ser o melhor presente que podem dar. O presente da saúde, da vida, do amor, da alegria e da esperança".
"Não creio que a obrigatoriedade seja o caminho a seguir", disse a responsável aos jornalistas, tendo Michael Ryan acrescentado que os benefícios das vacinas precisam de ser mais bem explicados, em vez de tornar a vacinação obrigatória.
Responsável de emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde defendeu que a chegada de várias vacinas não deve levar a população a baixar a guarda no combate à pandemia.
"Inicialmente, os trabalhadores da saúde, os idosos e outros grupos de risco serão considerados prioritários para a vacinação", disse o secretário-geral da organização.
DGS anunciou que iria comprar "mais de 100 mil frascos" do medicamento até março. Especialistas desaconselham o seu uso por falta de provas de que seja eficaz.