
Gaza: OMS ordena retirada total do hospital Al Shifa que qualifica como "zona de morte”
Edifício albergava 25 funcionários e 291 doentes, incluindo 32 bebés em estado crítico, 22 doentes submetidos a diálise e dois em cuidados intensivos.
Edifício albergava 25 funcionários e 291 doentes, incluindo 32 bebés em estado crítico, 22 doentes submetidos a diálise e dois em cuidados intensivos.
Instalações já não funcionam como um hospital face à falta de energia e aos combates nas proximidades. Tedros Adhanom Ghebreyesus exige cessar-fogo.
Sintomas aparecerem de forma tardia e em pessoas com história provável ou confirmada de infeção por SARS-CoV-2. Pacientes reportam situações de fadiga, dificuldade respiratória, alterações do olfato e paladar, depressão e disfunção cognitiva.
Entre 16 a 20 de janeiro, decorre a 53ª edição do Fórum Económico Mundial.
Tedros Adhanom Ghebreyesus alerta para o "sofrimento prolongado" de muitos dos que estiveram infetados com covid-19.
No país há cerca de 4.298 casos: 64 tratam-se de mulheres, sendo os restantes do sexo masculino. Quanto à idade dos infetados vai desde os 10 meses aos 88 anos.
Depois da doença ter sido considerada uma emergência de saúde pública,Tedros Ghebreyesus afirmou que a melhor maneira de proteção é "reduzir o risco de exposição".
Atualmente, já há registo de mais de 16 mil infetados, em 75 países diferentes.
A Organização Mundial de Saúde ativou o nível mais alto de alerta devido à varíola dos macacos.
Vacina contra a varíola Imvanex foi aprovada na UE em 2013 para a prevenção da varíola. Será alargada à monkeypox.
Direção-Geral da Saúde diz que todas as regiões de Portugal continental e Madeira reportaram casos de infeção humana pelo vírus VMPX, mas a grande maioria dos casos foi confirmada em Lisboa e Vale do Tejo.
A OMS vai avaliar esta semana se o surto de monkeypox é uma emergência internacional de saúde. Registam-se 1.600 casos em vários países.
A OMS já registou mais de 1.600 casos confirmados de Monkeypox e outros quase 1.500 suspeitos em 39 países.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) estimam que a linhagem BA.2 da variante Ómicron seja ainda responsável por 73,8% das infeções registadas em Portugal, uma percentagem que tem vindo a baixar nas últimas semanas.
"Tenho de ser direto e honesto, o mundo não trata a raça humana da mesma maneira. Alguns são mais iguais que outros", sustentou o responsável da OMS, parafraseando o escritor norte-americano George Orwell.
A OMS especifica que a maioria dos ataques foi a instalações da rede de saúde, embora em 13 casos tenham tido como alvo veículos, incluindo ambulâncias.