
Tchizé desafia irmã Isabel dos Santos a devolver 75 milhões a Angola @Model.HTag>
Para a antiga deputada do MPLA, a empresária devia retribuir as oportunidades de negócio de que beneficiou em Angola e saldar a dívida para com a Sonangol.
Para a antiga deputada do MPLA, a empresária devia retribuir as oportunidades de negócio de que beneficiou em Angola e saldar a dívida para com a Sonangol.
A irmã da empresária Isabel dos Santos e ex-deputada do MPLA queixa-se de estar a ser alvo de pressões para vender as suas participações em empresas angolanas e tentativas de silenciamento.
O ativista angolano Rafael Marques disse que o Luanda Leaks ajuda a entender as ramificações e os tentáculos dos negócios da filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos.
O antigo presidente angolano afirmou que "nunca" transferiu dinheiro do Estado para si próprio ou outra entidade do Estado nem participou na venda de diamantes e petróleo.
Eles "têm que ser mais concretos e dizer qual o tipo de perseguição que existe", disse o procurador sobre as denúncias feitas pelos filhos do ex-Presidente angolano.
A deputada foi suspensa do Comité Central do MPLA, na sequência de um processo disciplinar "por conduta que atenta contra as regras de disciplina" do partido. Tchizé diz que foi vítima de um "golpe" e chama "ditador" a João Lourenço.
Parlamento procedeu à votação da perda de mandato de Tchizé dos Santos com os votos a favor do MPLA e da UNITA.
Filha de José Eduardo dos Santos, suspensa pelo partido, diz que o também presidente de Angola foi o primeiro a violar os estatutos ao difamá-la durante uma visita de Estado a Portugal, em novembro de 2018.
Filha de José Eduardo dos Santos está fora do seu país e confessa estar a ser alvo de "ameças e intimidações".
Empresária diz que foi contra nomeação da irmã Isabel dos Santos para a Sonangol.
Welwitschea 'Tchizé' dos Santos afirmou que a legislação angolana é ainda "bastante branda" sobre "as fortunas individuais".
É o que diz 'Tchizé' dos Santos: a nomeação de Isabel dos Santos, para liderar a Sonangol, não fez sentido, face ao interesse nacional.
A deputada 'Tchizé' dos Santos, filha do anterior chefe de Estado, afirmou hoje que a transição no poder não é a que Angola esperava, defendendo que o Presidente da República deve deixar de ser o "único" que pode "brilhar".
Quando Isabel dos Santos "foi nomeada para a presidente da Sonangol também não concordei. Veementemente discordei e fiz de tudo para tentar impedir", recordou 'Tchizé' dos Santos,
Quase metade destas exonerações envolve altas patentes das Forças Armadas Angolanas ou das forças de segurança. Mas as mais mediáticas foram as dos filhos do ex-presidente, José Eduardo dos Santos.
João Lourenço exonerou José Filomeno dos Santos da administração do Fundo Soberano de Angola.