E as canalhices continuam
E, pior ainda, quando é que, nesse conflito, foi consistente o apoio ocidental aos moderados de ambos os lados da barricada? Quase nunca, respondo eu.
E, pior ainda, quando é que, nesse conflito, foi consistente o apoio ocidental aos moderados de ambos os lados da barricada? Quase nunca, respondo eu.
Ataques terroristas provocaram cerca de três mil mortos e mais de seis mil feridos. Vinte e dois anos depois continua a existir uma ameaça "contínua e imediata" contra o país.
Montenegro pode voltar a Espinho e... ficar por lá. Costa precisa de uma excursão à Irlanda, na Ryanair e não de Falcon. Ventura deve ir a Loures, depois de lá ter falhado o Papa. A SÁBADO perguntou a políticos para onde enviariam os seus rivais de férias.
Depois de três noites detido – numa cela “suja”, onde tomou “banho de sapatos” – e da morte da mulher, o polémico empresário está prestes a inaugurar um museu maior do que o espaço que alguma vez teve no CCB. Dívidas e custos? “Não quero falar de dinheiro, fico doente.”
ONU apela aos talibãs para que devolvam às mulheres e às raparigas afegãs a dignidade e os direitos que lhes pertencem.
Desde a tomada do poder pelos talibãs que os direitos das mulheres têm sido cada vez mais restritos, estando proibidas de frequentar salas de aula, parques e ginásios.
Esta medida é tornado pública poucos dias depois do líder supremo Haibatullah Akhunzada ter garantido que o seu governo estava a trabalhar para melhorar a vida das mulheres no Afeganistão, prometendo-lhes uma "vida próspera e confortável seguindo a lei islâmica".
Dificilmente, a polícia manda parar um jovem loiro de olhos azuis e, perante a desobediência de uma ordem, o trava com um tiro no peito já depois de lhe ter desferido várias coronhadas e de o ter ameaçado de morte.
Os talibãs tomaram o poder em agosto de 2021, quando as tropas dos Estados Unidos e da NATO retiraram do Afeganistão, depois de duas décadas de guerra. Desde então o país vive momentos de extrema violênica.
Casos ocorreram em duas escolas primárias do Afeganistão. 18 rapazes encontram-se entre as vítimas.
Jennifer Lawrence queria "dar a alguém uma plataforma para contar esta história de uma forma significativa", depois do exército norte-americano ter abandonado o país e os talibãs chegarem ao poder.
A comunidade internacional deve apoiar estas mulheres e tentar protegê-las, bem como a todos os que procuram, em condições extremamente difíceis, defender os direitos humanos, quer no seu país de origem quer nos países para onde, fugindo, tiveram que se deslocar.
Britânico muçulmano de origem paquistanesa não tem medo de fazer inimigos. E não foi consensual quando se candidatou ao lugar no Tribunal Penal Internacional.
O economista espanhol diz que a liberdade de expressão está em risco. Defende no seu livro dos cancelados que o politicamente correto se assemelha à revolução cultural chinesa e que a polarização é um negócio para alguns ativistas.
A admiração pelos grandes exploradores e a oportunidade de celebração dos 500 anos da chegada dos portugueses a Timor levaram Rui Sá Correia a dar a volta ao mundo na sua BMW G 650 GS. Fê-la em duas etapas, em mais de 40 mil quilómetros e muitas situações de risco.
Qualquer "desvio" da proibição à educação superior feminina "será tratado de acordo com a lei", indicaram os talibãs, que governam o país segundo uma interpretação estrita da lei islâmica e aplicam regularmente punições corporais e até execuções em público.