
Super Lua Azul: o fenómeno que iluminou o mundo
Esta quinta-feira o céu ganhou um novo brilho por causa da "super lua azul", um fenómeno que só se irá repetir em 2037.
Esta quinta-feira o céu ganhou um novo brilho por causa da "super lua azul", um fenómeno que só se irá repetir em 2037.
O Observatório Astronómico de Lisboa diz que esta é a última super-Lua do ano. Durante a manhã houve um eclipse da lua, mas que não foi visível em Lisboa.
Fenómeno fez com que a lua brilhasse sobre monumentos como a mesquita de Camlica e a torre de Gálata, em Istambul.
Fenómeno refere-se a uma lua cheia que ocorre quando a órbita do satélite está perto da Terra, fazendo-a parecer maior. A 26 de maio, deverá ocorrer uma Super Lua ainda maior.
Super Lua cor-de-rosa surgiu sobre a praia de Bondi. Este fenómeno ocorre quando a lua cheia se vê ao mesmo tempo que o satélite está mais perto da Terra.
Em outubro vai ser difícil tirar os olhos do céu. Duas luas cheias, Marte mais perto da Terra e brilhante e uma chuva de meteoros são razões do que suficientes para prender o olhar.
A última Super Lua de 2020 subiu ao céu na quinta-feira, dia 7, num mundo onde as pessoas começam lentamente a sair de casa depois do alívio das medidas de confinamento. Esta lua cheia de maio - no pico da Primavera no Hemisfério Norte - também se chama Lua das Flores.
A primeira lua cheia da primavera foi a maior e mais brilhante lua do ano, tendo estado no ponto mais próximo de maior aproximação à Terra.
O local ideal para a sua observação é o que tenha o horizonte desimpedido na direção Este, indica Observatório Astronómico de Lisboa.
Esta terça-feira, a lua aparenta estar 14% maior e 30% mais brilhante, tornando-se a maior super lua do ano. A próxima - e última de 2019 - vai ocorrer no dia 21 de março.
Este mês também é um dos melhores períodos para observar Mercúrio no céu a olho nu. A partir de dia 8, procure o planeta mais próximo do Sol.
Imagens foram detetadas por telescópios.
A primeira Lua Cheia de 2019 e único eclipse total do ano terminou às 7h48 desta segunda-feira. Esta será a primeira de três super-luas deste ano e o ponto máximo ocorreu às 5h12 em Portugal - quando a Lua ficou completamente mergulhada na zona mais escura da sombra da Terra.
Um encontro celeste raro e espectacular, se o céu estiver limpo, será visível na América do Norte.
Fotógrafos profissionais e amadores captaram, pelo mundo fora, imagens da segunda do mês e última super-Lua de 2018.
Fenómeno da Super Lua Azul de Sangue não é visível em Portugal.