Delfos

Santo Ivo, padroeiro dos profissionais do direito e, em especial dos advogados, cuida de nós, mas não lhe são conhecidos predicados de transformação de pães em Rosas. Todas as escolhas levam a um caminho, mais ou menos espinhoso. O caminho de Sócrates, por ironia ou ignorância, levou à sua condenação ao suicídio, que foi executado ao ingerir um veneno chamado cicuta.

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel
01 de abrilJoão Pedro George

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel

O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George

Proteção Civil: Três dias a ouvir emergências
25 de fevereiroAndré Rito

Proteção Civil: Três dias a ouvir emergências

Festas ilegais interrompidas, tentativas de suicídio, um carro levado pelo rio. A SÁBADO acompanhou os pedidos de socorro feitos à Proteção Civil que podem ser seguidos em tempo real no site da instituição.

Segredos do gestor de Isabel dos Santos ficaram por desvendar
25 de janeiroCarlos Rodrigues Lima

Segredos do gestor de Isabel dos Santos ficaram por desvendar

Nuno Ribeiro e Cunha suicidou-se há um ano. O Ministério Público acreditava que os seus telemóveis continham informação relevante, até para investigar um eventual crime de incitamento ao suicídio, mas a Polícia Judiciária não conseguiu aceder ao seu conteúdo.

Espanha aprova legalização da eutanásia no parlamento
17 de dezembro de 2020Diogo Camilo

Espanha aprova legalização da eutanásia no parlamento

Proposta que também inclui a legalização do suicídio assistido foi aprovada por uma maioria de representantes - 198 votos a favor, 138 contra e duas abstenções - e segue agora para o Senado, onde não deverá sofrer alterações. Espanha será o quarto país da União Europeia a legalizar eutanásia e suicídio assistido.

'A pandemia do medo pode ser maior que a da Covid-19'
10 de setembro de 2020Lucília Galha

"A pandemia do medo pode ser maior que a da Covid-19"

As consequências da pandemia ao nível da saúde mental estão ainda por apurar, mas uma coisa é certa: há cada vez mais pessoas em desespero e com ideações suicidas. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)