
Banksy financia navio para resgates no Mediterrâneo @Model.HTag>
Navio para resgatar migrantes já está na zona e resgatou 89 pessoas na quinta-feira.
Navio para resgatar migrantes já está na zona e resgatou 89 pessoas na quinta-feira.
Os resgates foram realizados na rota migratória do Mediterrâneo Central, que sai da Argélia, Tunísia e Líbia em direção à Itália e a Malta.
Navio operado pelas organizações Médicos Sem Fronteiras e SOS Mediterránee resgatou 92 pessoas que estavam a bordo de um barco no mar Mediterrâneo, a 48 quilómetros da costa da Líbia.
A embarcação, operada pelas organizações Médicos Sem Fronteiras e SOS Mediterranée, resgatou migrantes a bordo de um barco insuflável a 34 milhas marítimas da costa da Líbia.
Dois navios aguardam que Malta ou Itália autorizem o desembarque destas pessoas resgatadas do mar, entre os quais estão 17 menores não acompanhados, um bebé de 3 meses e o seu irmão de 3 anos.
Os migrantes resgatados pelo navio humanitário Ocean Viking, das organizações Médicos Sem Fronteiras e SOS Mediterranée, vão desembarcar no porto de Messina, na Sicília, nas próximas horas.
"Não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório", advertiu fonte oficial do MAI.
Grupo de 82 migrantes foi autorizado este sábado na ilha italiana de Lampedusa. Além de Portugal, também a Alemanha, França, Itália e Luxemburgo manifestaram-se disponíveis a receber refugiados.
As autoridades italianas ofereceram ao Ocean Viking um porto de desembarque. Depois de seis dias do primeiro resgate, os 82 migrantes a bordo desembarcarão em Lampedusa.
O "Ocean Viking" está neste momento em águas internacionais entre Malta e o porto italiano de Lampedusa onde aguarda autorização para desembarcar 356 migrantes resgatados.
Autoridades de La Valeta responderam não ter responsabilidades no assunto porque os resgates foram efetuados fora das águas territoriais de Malta e governo de Roma não respondeu ao pedido.
Portugal vai acolher 10 dos 58 migrantes que estão no navio de salvamento Aquarius, após ter chegado a um acordo com Espanha e França.
Alguns dos refugiados que serão acolhidos por Portugal fazem parte do grupo de 141 migrantes que estão a bordo do Aquarius e cujo destino oficial ainda não foi clarificado.
Outros 200 migrantes foram socorridos por equipas de salvamento da guarda costeira.