Alentejo, um paraíso sob pressão
08:00Tiago Carrasco

Alentejo, um paraíso sob pressão

Em Odemira, as estufas não estão ligadas apenas à imigração ilegal, mas também a graves problemas ambientais. A poluição, o turismo sem regras e a especulação imobiliária são outras ameaças à costa alentejana, a mais intocada de Portugal.

Os grandes e maus negócios do Estado

Portugal não quer fazer o debate de como se ataca essa impunidade estrutural, sob nenhum ponto de vista. Prevalece no debate público esse monstro sagrado dos direitos fundamentais de qualquer cidadão perante o poder coativo da justiça chamado presunção de inocência.

Primavera começa hoje. Risco de covid-19 vai aumentar?
20 de marçoDiogo Camilo

Primavera começa hoje. Risco de covid-19 vai aumentar?

Com a nova estação, chega o sol, o pólen e as alergias. A sazonalidade do vírus ainda não é completamente compreendida, mas uma coisa é certa: a transmissão do SARS-CoV-2 não vai abrandar na primavera.

O moralista

Nómadas do império

Não se trata da “hora mágica”, xamânica, de Terrence Malick (não há aqui tempo para epifanias); ou do céu de Turner, tingido de um laranja apocalíptico (não há aqui espaço para o luxo do fatalismo). Nomadland é um filme de uma intransigente independência

2
Cyberpunk 2077, a polémica Night City
23 de janeiroAndré Santos

Cyberpunk 2077, a polémica Night City

Conheça uma cidade do futuro que é protagonista de um jogo que tem dado que falar nas últimas semanas. Cyberpunk 2077 esteve no forno oito anos, mas saiu - só que mal cozinhado

Equipa da OMS vai à origem da pandemia sem supervisão da China
19 de dezembro de 2020Diogo Camilo

Equipa da OMS vai à origem da pandemia sem supervisão da China

Investigadores chegam à cidade de Wuhan na primeira semana de janeiro de 2021, mais de um ano depois de terem sido identificados os primeiros casos de Covid-19. China não vai inspecionar missão, mas tem tentado construir a ideia de que o vírus chegou de outros países.

José Rodrigues dos Santos responde a todas as críticas
08 de dezembro de 2020José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos responde a todas as críticas

Num longo "esclarecimento" enviado à SÁBADO, o jornalista rebate as críticas de Carlos Vaz Marques, Irene Pimentel e João Pinto Coelho a propósito do livro O Mágico de Auschwitz e O Manuscrito de Birkenau.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)