
O ataque do coronavírus ao cérebro @Model.HTag>
O Sars-CoV-2 não chega apenas aos pulmões. Também vai até ao cérebro e pode causar inflamações e lesões mortais. A próxima pandemia pode ser psiquiátrica
O Sars-CoV-2 não chega apenas aos pulmões. Também vai até ao cérebro e pode causar inflamações e lesões mortais. A próxima pandemia pode ser psiquiátrica
Tanzânia, Turquemenistão e Coreia do Norte negligenciam a gravidade da pandemia, recusam as máscaras e não partilham dados sobre a doença.
Se os círculos de transmissão forem círculos abertos, o vírus circula livremente através da população. Se forem fechados, a circulação do vírus para. Sem ser necessário confinamento!
Os quatro premiados descobriram um mecanismo biológico que desencadeia a enxaqueca e levou ao desenvolvimento de tratamentos mais potentes, um trabalho que começou há mais de 40 anos.
Centenas de doentes da covid-19 em Portugal estão a receber tratamento com o medicamento antiparasitas, mas são poucos os estudos que demonstram a sua eficácia contra o vírus. E os que existem comparam-no com tratamentos que não funcionam.
Obesidade e doenças hepáticas, renais e cardíacas são um perigo para doentes com trissomia 21, frisa APPT. Vacinação era pedida desde dezembro.
Dos novos medicamentos que prometem tratamento em 24 horas às técnicas usadas por astronautas, passando pelos animais de companhia e estímulos magnéticos. Saiba como enfrentar a doença muitas vezes incompreendida por médicos e familiares.
Pode ser útil se estiver infetado com covid-19, não antes. Contudo, não se fie só neste aparelho. Razão: pode ter uma pneumonia e os seus níveis de oxigénio estarem normais.
A psicóloga afirmou que a esmagadora maioria dos testes covid-19 dão resultados falsos, mas os estudos científicos desmentem esta afirmação. Pelo contrário, a margem de erro é de 5%.
Tem-se verificado que doentes que estavam estabilizados da dependência de álcool, por exemplo, estão a pedir mais consultas e mais internamentos por recaídas.
Em doentes que já tinham patologia psiquiátrica e estavam estabilizados, agravaram-se sintomas de ansiedade, depressão e insónia.
O número de novos casos é o mais baixo desde 8 de setembro.
No lar de idosos Recolhimento Ramalho Barahona, em Évora, 12 entre 140 utentes testaram positivo. Todas as infetadas ficaram assintomáticas ou com sintomas ligeiros. Uma delas vai celebrar 100 anos.
Carlos Rabaçal sublinha que muitos dos vírus do tipo influenza (que provoca gripes) "têm uma capacidade de invadirem o músculo cardíaco e, sem necessitarem de mais nada, provocarem doença que pode ser séria".
A equipa verificou também um aumento de emoções negativas, "como tristeza, medo e raiva, e de sintomas de ansiedade e uma descida da felicidade", sublinha Ana Paula Matos.
São quase invisíveis, mas muitos estão na primeira linha, a troco de nada. O que move os voluntários em tempos de pandemia? A SÁBADO foi ouvir quatro pessoas com experiências muito diferentes.