
Federação afirma que enfermeiros "têm estado a ser humilhados"
Federação Nacional dos Sindicados dos Enfermeiros diz que os profissionais "têm estado a ser humilhados publicamente e em privado" pelo Governo
Federação Nacional dos Sindicados dos Enfermeiros diz que os profissionais "têm estado a ser humilhados publicamente e em privado" pelo Governo
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou uma greve geral em julho.
O presidente do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem admitiu que estes profissionais poderão marcar greve para julho, devido ao impasse nas negociações sobre o acordo coletivo de trabalho dos enfermeiros.
Os sindicatos que fazem parte da FENSE consideram que a reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE resultou num "impasse".
No diploma permanecem obstáculos à progressão destes profissionais, defendem os bloquistas.
Mais dois sindicatos entregaram pré-aviso de greve de zelo para início de março.
A FENSE considera que a bastonária Ana Rita Cavaco tem suportado "estoicamente os insultos que são dirigidos aos enfermeiros que estão em greve cirúrgica".
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros afirma que o Governo apresentou aos sindicatos um documento que não satisfaz as reivindicações.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) levantou hoje a greve marcada para os dias 26, 27 e 28 de Dezembro, avançou à Lusa um dirigente sindical.
Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros esteve reunida com equipa dos Ministérios da saúde e finanças.
"Só aceitamos negociar a nossa proposta de Acordo Colectivo de Trabalho que é a que melhor serve os interesses de todas as Enfermeiras e Enfermeiros, o resto são manobras de diversão", referiu José Correia Azevedo, presidente da FENSE.
A adesão ao primeiro dia de greve dos enfermeiros situou-se entre os 75% e os 80%.
Enfermeiros anunciaram que vão prolongar a greve por mais seis dias, ao segundo dia de protesto.
Greve foi convocada por todos os sindicatos de enfermeiros.
Greve nacional que visa pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.
Sindicatos exigem ao Governo uma nova proposta de revisão das carreiras.