
Inspetores condenados pela morte de Ihor deverão ser presos para a semana
Ihor Homeniuk morreu sob tutela do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em 2020. Três inspetores foram condenados.
Ihor Homeniuk morreu sob tutela do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em 2020. Três inspetores foram condenados.
A detenção ocorreu na noite de sábado por "fortes indícios" da prática do crime de tráfico de seres humanos, auxílio à migração ilegal e uso de documento de viagem alheio.
Plataforma que permite aos imigrantes lusófonos obter autorização de residência automática em Portugal não cruzava dados com registo criminal. SEF investigou sete mil casos irregulares.
Na passada segunda-feira a casa de Mário Costa foi alvo buscas por parte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) motivadas por suspeitas de envolvimentos numa rede de tráfico de seres humanos.
Mário Costa é suspeito de estar envolvido em negócios ilegais relativos a jovens jogadores de futebol oriundos de países do extremo-oriente e da América do Sul.
Uma parte dos trabalhadores da carreira geral e administrativa vai passar para a AIMA e a outra parte dos funcionários da carreira da inspeção e fiscalização integrará a Polícia Judiciária.
Inspetores do SEF vão ser transferidos para a PJ, enquanto os funcionários com funções não policiais vão para o IRN e a APMMA.
Mariana Vieira da Silva, anunciou ainda no final da reunião do Conselho de Ministros o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde, lares ou residenciais e serviços de apoio domiciliário.
Reunião do Executivo tem em agenda a criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo, que irá substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Nova plataforma para os pedidos de autorização de residência para os cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que tinham processos pendentes começou a funcionar a 13 de março. Governo garante que "os níveis de segurança mantêm-se inalterados neste processo".
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que está a preparar um novo modelo para regularizar a situação dos milhares de imigrantes que fizeram manifestação de interesse, entre 2021 e 2022, para obter uma autorização de residência em Portugal.
Desde que começou a guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Portugal atribuiu 57.626 proteções temporárias a ucranianos ou estrangeiros residentes naquele país, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O SEF avança que o maior número de proteções temporárias concedidas continua a ser registado em Lisboa (12.341), Cascais (3.562), Porto (2.906), Sintra (1.927) e Albufeira (1.414).
De acordo com o Ministério Público, ambos estão acusados de ter utilizado documentos fraudulentos que simulavam relações laborais que, na verdade, não existiam.
O SEF avança que o maior número de proteções temporárias concedidas continuam a ser Lisboa (11.512), Cascais (3.213), Porto (2.635), Sintra (1.814) e Albufeira (1.300).
Durante os cerca de três meses em que trabalhou no barco "nunca lhe terá sido paga qualquer remuneração, nem lhe foi entregue cópia do contrato de trabalho que alegadamente celebrou".