O dinheiro contado às crianças
17 de dezembro de 2019Raquel Lito

O dinheiro contado às crianças

O casal Barbosa tem cinco filhos e aversão ao desperdício. O bê-á-bá das finanças começa na infância pelos mealheiros - e sem comparações com os miúdos consumistas.

A esquina do Rio
22 de março de 2019Negócios

A esquina do Rio

As Câmaras Municipais de Lisboa e Porto realizaram cerca de mil despejos de habitação social ao longo da ultima década, a maior parte por rendas em falta.

O mundo mudou e a lei eleitoral não
15 de março de 2019Negócios

O mundo mudou e a lei eleitoral não

Quando se fala da necessidade de mudar o funcionamento do sistema político, não é só de modificar o sistema eleitoral (círculos uninominais, número de deputados ou número de câmaras, por exemplo), nem o sistema partidário.

O efeito Pinóquio no governo
08 de março de 2019Negócios

O efeito Pinóquio no governo

A fábula de Pinóquio está cheia de ensinamentos políticos nestes tempos das "fake news". Sonhei que Marcelo era o carpinteiro Gepetto, que Costa era Pinóquio e que o papel de Grilo falante estava reservado para José Magalhães.

O sabor de dois mundos
01 de março de 2019Negócios

O sabor de dois mundos

Na Avenida Conde Valbom, há um restaurante que junta dois mundos: a gastronomia da Índia e a de Marrocos. Quando abriu, há uns anos, o Restaurante Marrakesh dedicava-se só à cozinha de inspiração árabe e era rigoroso: não disponibilizava bebidas alcoólicas aos seus clientes

Um assunto de família
22 de fevereiro de 2019Negócios

Um assunto de família

Marcelo Caetano criou, em 1969, a "Conversa em Família" que a RTP transmitia. A coisa deve ter deixado lastro na mente do então muito jovem António Costa, que resolveu transpor a conversa familiar para dentro do conselho de ministros a que preside

Estamos todos pendurados
15 de fevereiro de 2019Negócios

Estamos todos pendurados

O conflito entre a ADSE e os hospitais privados levanta uma situação curiosa. O Estado quer preços e condições especiais quando usa serviços privados.

Os efeitos colaterais das greves
08 de fevereiro de 2019Negócios

Os efeitos colaterais das greves

Em que estação do ano estamos? Se disserem Inverno, enganam-se redondamente. A estação do ano em que estamos é o primeiro trimestre pré-eleitoral.

Mascarada
01 de fevereiro de 2019Negócios

Mascarada

Este ano temos três eleições: as eleições para o Parlamento Europeu, as regionais dos Açores e Madeira e, depois, as legislativas nacionais. Para falar claro, isto vai andar num virote.

O Barão Negro de Sintra
25 de janeiro de 2019Negócios

O Barão Negro de Sintra

A RTP2 tem transmitido diariamente uma série muito educativa sobre os meandros dos políticos, dos seus partidos e dos cargos que ocupam no Estado ou por indicação do Estado (também disponível no RTP Play). A série é francesa, chama-se "Barão Negro"

O regresso das nacionalizações
18 de janeiro de 2019Negócios

O regresso das nacionalizações

Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.

O pagador de promessas
11 de janeiro de 2019Negócios

O pagador de promessas

Esta quinta-feira de manhã, ao acordar, olhei para o espelho e sabem o que vi? Apesar da gripe, não foram os olhos um pouco congestionados que me chamaram a atenção; o que vi ao espelho foi um pagador de promessas, um bombo da festa da colecta de impostos, taxas e taxinhas, directos e indirectos.

Votar em quem?
04 de janeiro de 2019Negócios

Votar em quem?

Este ano, há duas eleições - as europeias e as legislativas - e confesso que não sei em quem votar nem num caso, nem noutro.

O ano de todos os perigos
28 de dezembro de 2018Negócios

O ano de todos os perigos

Quando a geringonça chegou ao poder, proclamou alto e bom som que vinha acabar com a degradação da coisa pública.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)