O dinheiro contado às crianças
17 de dezembro de 2019Raquel Lito

O dinheiro contado às crianças

O casal Barbosa tem cinco filhos e aversão ao desperdício. O bê-á-bá das finanças começa na infância pelos mealheiros - e sem comparações com os miúdos consumistas.

22 de março de 2019Negócios

A esquina do Rio

As Câmaras Municipais de Lisboa e Porto realizaram cerca de mil despejos de habitação social ao longo da ultima década, a maior parte por rendas em falta.

15 de março de 2019Negócios

O mundo mudou e a lei eleitoral não

Quando se fala da necessidade de mudar o funcionamento do sistema político, não é só de modificar o sistema eleitoral (círculos uninominais, número de deputados ou número de câmaras, por exemplo), nem o sistema partidário.

08 de março de 2019Negócios

O efeito Pinóquio no governo

A fábula de Pinóquio está cheia de ensinamentos políticos nestes tempos das "fake news". Sonhei que Marcelo era o carpinteiro Gepetto, que Costa era Pinóquio e que o papel de Grilo falante estava reservado para José Magalhães.

01 de março de 2019Negócios

O sabor de dois mundos

Na Avenida Conde Valbom, há um restaurante que junta dois mundos: a gastronomia da Índia e a de Marrocos. Quando abriu, há uns anos, o Restaurante Marrakesh dedicava-se só à cozinha de inspiração árabe e era rigoroso: não disponibilizava bebidas alcoólicas aos seus clientes

22 de fevereiro de 2019Negócios

Um assunto de família

Marcelo Caetano criou, em 1969, a "Conversa em Família" que a RTP transmitia. A coisa deve ter deixado lastro na mente do então muito jovem António Costa, que resolveu transpor a conversa familiar para dentro do conselho de ministros a que preside

15 de fevereiro de 2019Negócios

Estamos todos pendurados

O conflito entre a ADSE e os hospitais privados levanta uma situação curiosa. O Estado quer preços e condições especiais quando usa serviços privados.

08 de fevereiro de 2019Negócios

Os efeitos colaterais das greves

Em que estação do ano estamos? Se disserem Inverno, enganam-se redondamente. A estação do ano em que estamos é o primeiro trimestre pré-eleitoral.

01 de fevereiro de 2019Negócios

Mascarada

Este ano temos três eleições: as eleições para o Parlamento Europeu, as regionais dos Açores e Madeira e, depois, as legislativas nacionais. Para falar claro, isto vai andar num virote.

25 de janeiro de 2019Negócios

O Barão Negro de Sintra

A RTP2 tem transmitido diariamente uma série muito educativa sobre os meandros dos políticos, dos seus partidos e dos cargos que ocupam no Estado ou por indicação do Estado (também disponível no RTP Play). A série é francesa, chama-se "Barão Negro"

18 de janeiro de 2019Negócios

O regresso das nacionalizações

Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.

11 de janeiro de 2019Negócios

O pagador de promessas

Esta quinta-feira de manhã, ao acordar, olhei para o espelho e sabem o que vi? Apesar da gripe, não foram os olhos um pouco congestionados que me chamaram a atenção; o que vi ao espelho foi um pagador de promessas, um bombo da festa da colecta de impostos, taxas e taxinhas, directos e indirectos.

04 de janeiro de 2019Negócios

Votar em quem?

Este ano, há duas eleições - as europeias e as legislativas - e confesso que não sei em quem votar nem num caso, nem noutro.

28 de dezembro de 2018Negócios

O ano de todos os perigos

Quando a geringonça chegou ao poder, proclamou alto e bom som que vinha acabar com a degradação da coisa pública.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)