Os pedidos dos ricos e poderosos a Salazar
SÁBADO

Os pedidos dos ricos e poderosos a Salazar

Esta é a pré-publicação de "Salazar Confidencial", que estará nas livrarias no dia 18 e em pré-venda a partir de hoje. O jornalista Marco Alves revela a história escondida do regime. Dezenas de milhares de documentos mostram como o tráfico de influências, a endogamia, as cunhas e os favores eram prática corrente nas altas esferas do poder do Estado Novo, com a conivência ativa do presidente do Conselho.

De Santa Comba Dão a Penacova

De Santa Comba Dão a Penacova

Única. É o adjetivo que melhor assenta à estrada que nos une. Contrastante, como o País que atravessa, nela existe a constância das belas paisagens, da boa gastronomia, dos tesouros patromoniais e do calor da nossa gente. No programa Nacional 2 - Mais que uma estrada, continuamos a percorrê-la, reconstruindo o retrato autêntico da identidade de Portugal e da alma do nosso povo. A quinta etapa da rota já tem o destino traçado: Santa Comba Dão, Tábua, Mortágua e Penacova.

Salazar: os diários do ditador
Marco Alves

Salazar: os diários do ditador

Durante 36 anos, e todos os dias, o chefe do Estado Novo anotou quase tudo o que acontecia na sua vida. As pistas que deixou mostram o tráfico de influências que existia na sua casa, quem eram os grandes amigos e como as mulheres que o rodeavam se digladiavam.

4
A ala saudosa de Salazar no Parlamento
Alexandre R. Malhado

A ala saudosa de Salazar no Parlamento

O novo líder da bancada do Chega deu vivas ao ditador nas redes sociais. Diz que era “força de expressão”. O colega Pedro Pessanha usou o rosto do homem de Santa Comba Dão como foto de perfil.

O moralista

Um tripeiro no Terreiro do Paço

Quando há 27 anos parti para Lisboa, o Porto ainda era uma aldeia grande com demasiados macaquinhos no sótão. Mas a cidade renovou as fachadas, temperou os preconceitos e refrescou a mente. Hoje, a qualidade de vida portuense é, em quase todos os parâmetros, superior à de Lisboa.

Quão perto está Lisboa de recuar no desconfinamento?
Diogo Camilo

Quão perto está Lisboa de recuar no desconfinamento?

Se tivesse registado mais 10 infetados na semana passada, a capital podia recuar já na quinta-feira. Entrada na lista de concelhos em vigilância é quase inevitável, mas a barreira dos 240 casos por 100 mil habitantes parece estar ainda longe.

As incoerências do (des)confinamento de concelhos
Diogo Camilo

As incoerências do (des)confinamento de concelhos

Arganil tem a maior incidência do país, mas Governo decidiu manter o concelho na fase de desconfinamento com outros municípios que têm metade dos seus casos por população. Castelo de Paiva e Fafe estão há mais de um mês acima do limite, mas nunca recuaram.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana