
Jon Fosse: um nobel luminoso
Há muito que o norueguês era um dos nomes apontados ao Nobel da Literatura. Consegui-o em 2023 vendo consagradas as ínfimas variações da sua escrita, os silêncios ou as tramas minimalistas de teatro.
Há muito que o norueguês era um dos nomes apontados ao Nobel da Literatura. Consegui-o em 2023 vendo consagradas as ínfimas variações da sua escrita, os silêncios ou as tramas minimalistas de teatro.
De 17 a 26 de agosto, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal apresenta mais de 20 espetáculos nacionais e internacionais e uma dezena de atividades.
A nova peça do encenador e realizador português chega esta 6.ª ao Teatro São Luiz, em Lisboa. "Pêndulo" narra a vida de imigrantes "entre a periferia e o centro, a sua casa e a de quem as emprega, o país de origem e Portugal"
O concerto de César Mourão, a peça Nómadas no Teatro O Bando e A Última Gravação de Krapp, no Teatro Carlos Alberto, fazem parte das nossas sugestões para o fim de semana de 15 a 16 de abril.
O encenador britânico fez história a partir de Paris, quando revolucionou o teatro, na década de 70. Morreu este sábado na capital francesa.
O problema que a Rússia criou para si própria ultrapassa em muito a entrada da Finlândia e Suécia na NATO. Traduz uma dimensão moral que é devastadora para o Kremlin
Um compêndio autobiográfico das piores experiências humanas, o histórico Pão Seco, de Muhammad Chukri, é também uma incrível história de resiliência. A Antígona edita-a pela primeira vez em português.
Dicas culturais para esta sexta à noite e para sábado e domingo, dias 10 e 11 de julho, da música ao cinema, do teatro. ao circo.
A preguiça é a força que mais depressa torna as coisas obsoletas, pois foi com ela em mente que todas as invenções, das mais simples às mais complexas, mudaram as anteriores.
Filmes, teatro e concertos: o que não deve perder este sábado e domingo nas plataformas culturais portuguesas... e na televisão.
Nova exposição de retratos e autorretratos do pintor está patente no Atelier-Museu Júlio Pomar até fevereiro
O editor publicou escritores como Nadine Gordimer, Günter Grass, Imre Kertész e os portugueses Alçada Baptista, Augusto Abelaira, Fernanda Botelho ou David Mourão-Ferreira.
Juvenal Garcês trabalhou com encenadores como Filipe La Féria, João Lourenço e Carlos Avilez e foi co-fundador, com Mário Viegas, da Companhia Teatral do Chiado.
O dramaturgo brasileiro, um dos protagonistas da "nova dramaturgia", morreu em São Paulo, aos 81 anos, por complicações respiratórias resultantes do novo coronavírus.
O velório público do ator decorrerá entre as 18h00 e as 19h00 no Hipódromo de Cascais, seguindo-se uma cerimónia no Centro Funerário de Cascais reservada à família.
No teatro ou na televisão, a sua preocupação residia sempre na vontade de "tocar o coração das pessoas", de as provocar, levar a pensar.