Cabo Delgado: perguntas e respostas @Model.HTag>
O que é preciso saber sobre um morticínio em curso, largamente falado em português com várias pronúncias, que alguns negam ser uma guerra
O que é preciso saber sobre um morticínio em curso, largamente falado em português com várias pronúncias, que alguns negam ser uma guerra
Na sua mensagem, o Papa considerou ser um escândalo que em plena pandemia de covid-19 não cessem as guerras e apelou à paz nos vários conflitos existentes.
André Cabral partiu no fim de 2014 para a Síria. É o terceiro português - além de Nero Saraiva e Steve Duarte - referido por Helena Fazenda no parlamento como tendo sobrevivido à queda do Estado Islâmico
O terrorismo em Cabo Delgado não é apenas uma desgraça a acontecer. É também uma tragédia a repetir-se. Tal como há uns anos, até à morte de um ocidental.
O ataque a Palma não representou uma surpresa, nem uma reação dos terroristas às especulações mediáticas da ocasião. Foi meticulosamente planeado, com um comando e controlo operacional exemplar.
Foi retornado, viveu numa barraca, trabalhou nas obras (e não só), mas afastou-se para muito longe do cliché do negro pobre. Professor, colunista do Observador, coordena o gabinete de estudos do Chega. Aprecia a ordem e a autoridade. Até nas suas aulas, na Margem Sul do Tejo.
Benjamin Netanyahu e o partido Likud venceram as Legislativas em Israel, mas sem maioria absoluta. Agora é tempo de preparar uma coligação à direita. Apesar da vitória e do elogiado processo de vacinação, o primeiro-ministro israelita vai a tribunal em abril. Em causa, acusações de corrupção, fraude e suborno.
A evolução do conflito em Cabo Delgado para alguns não passa de mais um conflito assente em causas endémicas africanas. Para outros, comprova a manipulação da religião, em nome dos interesses e da ganância pela abundância de recursos naturais.
"É mais uma ocasião desperdiçada para ultrapassar o impasse das relações russo-americanas que existe por culpa de Washington", considera o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
Quando há crianças a serem decapitadas impõe-se uma tomada de posição forte e inequívoca. Mas do MNE sai apenas o ensurdecedor, revoltante e angustiante som do silêncio
A secreta portuguesa salienta que o nível da ameaça voltará a crescer assim que forem levantadas as restrições impostas pela pandemia.
Há inúmeros motivos para se eliminar um serviço do Estado: ele ter-se tornado obsoleto, ser um sorvedouro de dinheiros ou revelar-se um antro de más-práticas. Não parece ser esse o caso do SEF.
Esta foi a primeira ação militar do novo presidente dos EUA, Joe Biden.
Começou por ser projeto social para reinserir pessoas em situação de sem abrigo no mercado de trabalho, mas durante a pandemia teve de distribuir refeições. Agora reabre finalmente ao público para take away
Acordo clandestino terá sido orquestrado pela Rússia e junta duas nações inimigas, Israel e Síria.
Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do Estado Islâmico com ramificações em vários países europeus. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria e tinha ligações aos responsáveis pelos ataques de Paris e Bruxelas. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.