
Acordo secreto confirma colaboração entre Estado Novo e apartheid na guerra colonial @Model.HTag>
Acordo até agora nunca confirmado validou a colaboração formal entre o Estado Novo e os regimes segregacionistas da África do Sul e Rodésia, em 1970.
Acordo até agora nunca confirmado validou a colaboração formal entre o Estado Novo e os regimes segregacionistas da África do Sul e Rodésia, em 1970.
Robert Mugabe morreu esta sexta-feira aos 95 anos, cerca de dois anos após renunciar ao cargo de presidente que ocupou durante 37.
"Ao mesmo tempo que se intitulava salvador do Zimbabué, Robert Mugabe infligiu danos profundos ao seu povo", afirmou o vice-diretor regional da Amnistia Internacional.
"África perdeu assim, um grande filho, que conduziu com valentia e heroísmo a luta pela liberdade, pelo resgate da soberania nacional", escreveu João Lourenço.
Liderou a guerrilha pela independência da antiga colónia britânica e foi preso dez anos sem julgamento. Esteve quase quatro décadas no poder, tendo sido obrigado a abandonar o cargo em 2017 - depois de várias polémicas, casos de corrupção, violenta repressão e mão de ferro. Mugabe morreu, esta sexta-feira, aos 95 anos.
O ditador foi o primeiro presidente do Zimbabwe pós-independência. Tinha 95 anos.
Duas décadas de política monetária irracional destruíram a economia do Zimbabwe e geraram uma inflação desenfreada, dizimando as poupanças da população por duas vezes.
Uma familiar e três empregados foram acusados de roubar uma mala ao antigo Presidente do Zimbabué.
"Asseguro-vos que sou mesmo eu", afirmou o líder de estado.
Após dias de espera marcados por violência, resultados oficiais confirmam vitória.
O presidente cessante, antigo braço direito do seu antecessor, Robert Mugabe, derrubado em Novembro, foi proclamado vencedor da eleição presidencial.
Centenas de partidários da oposição saíram à rua esta quarta-feira, defendendo que foram cometidas fraudes nas eleições gerais de segunda-feira.
A oposição está a acusar o partido Zanu-PF de Emmerson Mnangagwa de fraude eleitoral.
Este é primeiro ato eleitoral desde a queda do Presidente Robert Mugabe.
Povo acorreu às mesas de voto em massa após mais de 30 anos de ditadura.
Caso nenhum dos candidatos atinja os 51%, o Zimbabué volta a eleições no dia 8 de setembro.