
Caso EDP: Perícia a Ricardo Salgado pode ser usada como prova noutros processos
A defesa de Ricardo Salgado recusou fazer comentários sobre a realização da perícia neurológica.
A defesa de Ricardo Salgado recusou fazer comentários sobre a realização da perícia neurológica.
O ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo foi diagnosticado com doença de Alzheimer. É arguido por três crimes no caso EDP.
Em causa está o arresto da pensão de reforma de 26 mil euros do ex-governante, conhecido no final de julho e apenas notificado esta sexta-feira à defesa de Manuel Pinho, que assumiu o seu "espanto" pelos motivos invocados para esta ação.
Temos a obrigação de exigir que o debate sobre o estado da justiça não seja objeto de uma grosseira manipulação, organizada a partir dos palácios do poder, das sedes dos partidos, das ordens profissionais, das profissões forenses.
Recentemente, visitei o Tribunal de Sintra para fazer uma tarefa pela última vez: levantar as gravações de um julgamento, munida de um CD-ROM. É uma tarefa que só pode ser encarada com humor.
Só num País que não reconhecesse o mérito, ou na cabeça de quem julga o trabalho de outros em função das suas próprias conveniências (ou conivências), é que não se veria o extraordinário legado deixado por um verdadeiro... superjuiz.
A decisão instrutória do juiz Pedro Santos Correia confirmou a ida a julgamento da generalidade dos arguidos no processo.
Decisão será lida pelo juiz Pedro Santos Correia no Tribunal Central de Instrução Criminal.
No processo EDP, Manuel Pinho responde por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.
Quais as áreas com salário médio mais elevado para recém graduados? O que procuram as empresas e o que procuram os jovens a entrar agora no mercado de trabalho? Saiba tudo.
A Odebrecht Portugal já está a pagar a prestações cerca de €5 milhões para não ser acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro no caso Monte Branco. O Ministério Público aceitou que as transferências internacionais, se destinaram apenas a pagar por fora a funcionários da empresa. Mas parte desse dinheiro estava a ser usado no caso CMEC/EDP, para fundamentar pagamentos corruptos na adjudicação e construção da barragem do Baixo Sabor. Uma investigação que visa muitos milhões de euros enviados através de offshores e destinados também ao enigmático “Príncipe”.
A Operação Tutti Frutti é agora o foco dos defensores bacocos dos direitos e das liberdades. Quando o que os devia realmente preocupar é a enorme teia de podridão política e empresarial que está no processo (ou nos processos).
Decisão do Tribunal deu provimento parcial ao recurso apresentado em dezembro de 2022 pela defesa do antigo governante, arguido no caso EDP.
Foi recusada a perícia para aferir a doença de Alzheimer. A Relação de Lisboa aiumentou para oito anos a pena de prisão efetiva.
A estrada em frente ao Largo do Rato ficou vazia. André Ventura disse esperar "uma manifestação ordeira e pacífica", apesar de ser descrita como um "cerco".
Chega convocou manifestação para esta tarde em que pretende "fazer um cerco à sede do PS para mostrar a indignação à forma como têm governado o país".