A guerra colonial não acabou

O debate sobre a guerra colonial não deve ser feito pela manipulação ideológica da esquerda ou da direita. Deve ser feito com mais rigor e menos subjetividade. Deve ser um debate de reconciliação entre portugueses, não de ódio e vingança

Marcelino da Mata, o comando que escapou a uma certidão de óbito por fuzilamento
14 de fevereiroEduardo Dâmaso

Marcelino da Mata, o comando que escapou a uma certidão de óbito por fuzilamento

Na morte de Marcelino da Mata regressa o seu mito mas também a memória dos comandos africanos deixados a morrer em Bissau, às mãos do PAIGC. Uma página de ignomínia na história portuguesa contemporânea, que permanece como uma ferida aberta, a que mais facilmente podemos chamar crime de guerra do que a qualquer operação dos comandos africanos feitas no teatro de um conflito que representou, mais do que qualquer outro, o estertor do império colonial português.

Nunca mais é Sábado?
30 de outubro de 2020Filipa Teixeira

Nunca mais é Sábado?

Entre 30 de outubro e 1 de novembro haverá ciclos de cinema, mostras de teatro e um take away especial de Tripas à moda do Porto

Antifascista e escritor Pedro Baptista morre aos 71 anos
20 de fevereiro de 2020Lusa

Antifascista e escritor Pedro Baptista morre aos 71 anos

Deputado da Assembleia Municipal do Porto foi cofundador do jornal "Grito do Povo" de oposição ao Estado Novo, preso político em 1973 e deportado para Angola, regressando a 1 de maio de 1974.

2
1973, o ano do último excedente orçamental
12 de dezembro de 2019Bruno Faria Lopes

1973, o ano do último excedente orçamental

O Governo prevê um excedente de 0,1% para 2019. A última vez foi há 46 anos. Uma viagem à gestão orçamental no fim da era dourada da economia e num regime autoritário que consagrou o equilíbrio das contas.

19 de novembro de 2019Diogo Barreto

Deixem o Zé Mário Branco "ser feliz, porra"!

José Mário Branco morreu esta terça-feira, aos 77 anos. Com cinquenta anos de carreira, falou com a SÁBADO e não deixou de ser crítico. Da justiça, do tratamento das mulheres e do "fado bacoco". Afinal, o mundo continua a ser só inquietação.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)