'Há claramente uma relação entre o conservadorismo e a violência na intimidade'
25 de novembro de 2020Máxima

"Há claramente uma relação entre o conservadorismo e a violência na intimidade"

Sofia Neves, Professora Universitária doutorada em psicologia social e investigadora das questões de género e violência, traça um retrato do fenómeno, dos jovens aos casais do mesmo sexo, e explica a sua relação com a masculinidade tóxica. Além disso,alerta para o lado ainda oculto da realidade: a violência sexual.

3
Um polícia dispara mais depressa sobre um suspeito negro?
23 de janeiro de 2019Sara Capelo

Um polícia dispara mais depressa sobre um suspeito negro?

E um médico decide o tratamento em função da origem social do paciente? Perguntas a que o psicólogo social Rui Costa Lopes tenta responder. Uma certeza: "Temos níveis de preconceito bastante elevados" em Portugal.

Ainda existem amores épicos?
05 de novembro de 2018Máxima

Ainda existem amores épicos?

Na era das redes sociais, dos encontros imediatos e do desejo descartável, ainda existe encontro, romance, conquista? Conhecemos duas estórias de amor épico e conversámos sobre esse grande mistério com os especialistas.

12 de outubro de 2018Negócios

Virgolino Faneca explica os signos de António, Manuela e Marcelo

Trata-se de um título ardiloso porque leva a pensar que Virgolino Faneca se dedicou à arte dos horóscopos quando na realidade está apenas a usar a semiologia para fazer uma leitura da realidade. Uma homenagem (ou não) a Saussure.

21 de outubro de 2017Raquel Lito

Ser menina é trepar às árvores

Raparigas dos 4 aos 13 anos explicam à SÁBADO como desfazem estereótipos. Porque o futebol, as artes marciais ou a Matemática não são só para eles.

O moralista

Apalpar o futuro

Após insultar os hispânicos, os afro-americanos, os muçulmanos, os deficientes motores e os veteranos de guerra (é um homem ocupado, não teve tempo para mais), Donald J. Trump culminou o registo de orangotango com a declaração, registada num vídeo em 2005, da prática sistemática de agressão sexual

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)