5
O grande banquete da Imprensa Nacional
João Pedro George

O grande banquete da Imprensa Nacional

Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)

3
'Para limpeza da cidade', por João Pedro George
João Pedro George

"Para limpeza da cidade", por João Pedro George

O que não sabia era que um texto que concilia o rigor factual com a clareza da exposição, cujo sentido está ao alcance de qualquer leitor medianamente inteligente, podia levar à maior das confusões.

Tintim em Luanda

Pequenino e dócil, com os olhos assustados e tensos, mas sempre com aquele livro do Tintim debaixo do braço: apertava-o como se fosse um objecto precioso, o único existente à minha volta, a única prova tangível de que não seria recusado e abandonado.

O moralista

O fim do princípio

Graças ao espelho de 6,5 metros e 18 hexágonos de berílio revestidos a oiro do James Webb, cem vezes mais potente do que o do Hubble, olharemos então para o fim do princípio, buscando um padrão - um sentido.

Big Bang

Quando metemos o nariz dentro de um livro e começamos a lê-lo, a primeira frase deve fazer-nos sucumbir logo ao seu encanto. Deve capturar a nossa atenção e conduzir-nos como uma corrente que nos puxa para dentro do mar.

7
6 novidades literárias a ter em conta
Eduardo Pitta

6 novidades literárias a ter em conta

Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.

Usos do silêncio

Há silêncios que nos acalmam, aliviam e apaziguam, que conferem tranquilidade e intimidade. Mas também há silêncios que expressam desespero ou angústia, que inspiram terrores ou que comunicam com a nossa solidão, que são opressivos e ameaçadores.

O cérebro da paixão

Os seres humanos não são apenas as suas ideias, crenças e convicções. São também os cheiros que arrastam consigo, como histórias que se repetem e que detêm a chave do enigma que levam dentro. São a prova, superiormente filosófica (com perdão da filosofia), de que existe algo que comanda as suas vidas.

Cozinhar de quarentena #1: tortellini in brodo
Catarina Moura

Cozinhar de quarentena #1: tortellini in brodo

Ovos, farinha, sobras de carne e alguns ossos são o ponto de partida para dezenas de receitas. Durante o isolamento social temos tempo para as mais trabalhosas: tortellini in brodo

Um dia na vida de António Zambujo
Sónia Bento

Um dia na vida de António Zambujo

É madrugador, não dispensa papo-secos e adora andar de bicicleta com o filho. O músico, que confessa ser viciado em A Guerra dos Tronos, está em digressão pela América Latina

Jacques Audiard: 'Sou um realizador, não um jardineiro'
Markus Almeida

Jacques Audiard: "Sou um realizador, não um jardineiro"

Foi assim que o cineasta Jacques Audiard respondeu a quem lhe disse que Os Irmãos Sisters – o seu western com Joaquin Phoenix, John C. Reilly, Jake Gyllenhaal e Riz Ahmed – não tem paisagens suficientes. Conversa em Lisboa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana