Admirável Mundo Verde

A céu aberto (I)

A "teia do lítio" que começa a tornar-se visível é paradigmática da profunda crise que atravessamos enquanto sociedade e do modo como a própria emergência climática pode ser mobilizada para legitimar projetos destrutivos.

As famílias ricas que mandam no Vinho do Porto
Ana Taborda

As famílias ricas que mandam no Vinho do Porto

Os Symington, donos de 27 quintas no Douro, têm um antepassado que esteve na Guerra com Winston Churchill. Disputam a liderança com empresas como a Fladgate, com um espião na história das suas marcas. A lendária Ferreira, comprada pela Sogrape a 130 primos, foi fundada por Dona Antónia – os seus dois filhos acumularam tantos luxos que faliram ambos.

Comprar casa em 2024 será melhor do que em 2023, mas…
Raquel Lito

Comprar casa em 2024 será melhor do que em 2023, mas…

…Tenha cautela, porque as descidas das taxas de juro são apenas ligeiras e os preços dos imóveis vão continuar em alta. Dois economistas explicam à SÁBADO os prós e contras para quem está decidido a avançar no crédito à habitação e os mecanismos de apoio para os mais aflitos com as prestações ao banco.

As cartadas de Montenegro para o governo
Margarida Davim

As cartadas de Montenegro para o governo

Luís Montenegro tem muito por onde escolher ministros e secretários de Estado, entre independentes, dirigentes sociais-democratas e repetentes.

Os bons negócios com a troca de casa
Raquel Lito

Os bons negócios com a troca de casa

A mudança contraria a crise: há famílias que agora vendem (bem) a habitação para comprarem uma maior – e ainda conseguem suavizar o crédito. Algumas revelam à SÁBADO como foi a transação.

Hollywood muda-se para Portugal, 'a porta da Europa'
Raquel Lito

Hollywood muda-se para Portugal, "a porta da Europa"

Sem paparazzi por perto, Nicole Kidman, Sharon Stone e Clooney investem no nosso país. No verão, as celebridades andaram por Melides e pela Comporta, onde há casas a 30 milhões. Mas Cascais, Alfama e Parque das Nações estão na lista de preferências.

O novo Joe Berardo

Há muito tempo que a repórter Ana Taborda andava a tentar encontrar-se com Joe Berardo. Agora, conseguiu estar com o empresário, que aceitou falar da sua nova vida e até se mostrou com um novo visual: de barba. E ainda: o que acontece nas reuniões do Conselho de Estado; como Portugal atrai as grandes estrelas internacionais.

Filme 'Barbie' não vai estrear no Vietname
Diogo Barreto

Filme "Barbie" não vai estrear no Vietname

A comissão de censura do Vietname considera que o filme tem "imagens ofensivas" de um mapa em que parte do Mar Meridional da China está assinalado como pertencendo a Pequim.

As aventuras dos mais de dois mil Burnay
Ana Taborda

As aventuras dos mais de dois mil Burnay

Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.

China e EUA em guerra pela Lua
Luís Francisco

China e EUA em guerra pela Lua

Ainda nesta década, poderá haver uma colónia humana no satélite da Terra. A corrida está lançada, mas fica a pergunta: porquê este regresso à Lua? Para preparar uma missão a Marte. E, claro, marcar posição na geopolítica mundial.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana