
Como o Orçamento do Estado 2024 vai mexer no seu bolso
O documento foi entregue esta terça-feira pelo ministro Fernando Medina. Descubra as principais medidas que mexem com as suas finanças.
O documento foi entregue esta terça-feira pelo ministro Fernando Medina. Descubra as principais medidas que mexem com as suas finanças.
No entanto a ministra da Coesão Territorial relembrou que "num contexto de crise energética" é umportante que não "fomentar o uso do automóvel".
Decréscimo de passageiros transportados no ano passado teve como principal causa a situação pandémica, que se verifica desde março de 2020.
A CDU propõe também a redução do preço do passe metropolitano para os 30 euros, eliminando a distinção que há atualmente entre quem viagem em apenas um dos concelhos da AML e quem percorre todos, e a gratuitidade até aos 18 anos.
"De todos os grandes anúncios de política (relacionada com o ambiente) não há quase nenhum que se aproveite", critica Joanaz de Melo.
As verbas do PART e do PROTransp vão continuar a poder ser usadas para compensar os operadores de transportes essenciais face à evolução do contexto pandémico.
A autarquia deliberou a aplicação do reforço de verba do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) no financiamento dos passes dos transportes.
Ministro do Ambiente e da Ação Climática justifica que "a pandemia e a necessidade de assegurar medidas de proteção de saúde pública implicam ajustamentos".
Deputados encerraram quatro dias de discussão e votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021. Votação final global decorre esta quinta-feira no parlamento.
O Fundo Ambiental vai financiar em 60 milhões de euros o reforço dos níveis da oferta de transportes públicos, podendo essa verba aumentar em mais 30 milhões no cenário mais adverso da pandemia.
Segundo o relatório e contas da transportadora, a CP – Comboios de Portugal teve prejuízos de 51,6 milhões de euros no ano passado.
Ao todo, foram mais de 13 mil as reclamações recebidas na segunda metade do ano passado, uma média diária de 74 que representa um aumento de 57,2% em relação aos seis meses anteriores.
A empresa que assegura a travessia ferroviária entre Lisboa e Setúbal, que com a redução do preço dos passes viu a procura aumentar 40%, acrescentou esta segunda-feira um novo horário da parte da tarde à sua oferta.
João Leão acusou os sociais-democratas de pretenderem obter "ganhos políticos imediatos" com a proposta de redução de 23% para 6% do IVA da eletricidade e advertiu que a medida é irresponsável.
Os novos 18 veículos que o Metro do Porto vai adquirir - com capacidade de 252 lugares, 64 dos quais sentados - serão entregues entre 2021 e 2023, ao ritmo de um por mês.
Como concessionária, a Fertagus tem que assegurar os investimentos, nomeadamente "em termos de aumento da capacidade e/ou simultaneamente a identificação de material circulante que pudesse vir a ser utilizado nesta linha".