
Perícia neurológica a Ricardo Salgado marcada para 28 de setembro
O ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo foi diagnosticado com doença de Alzheimer. É arguido por três crimes no caso EDP.
O ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo foi diagnosticado com doença de Alzheimer. É arguido por três crimes no caso EDP.
A Odebrecht Portugal já está a pagar a prestações cerca de €5 milhões para não ser acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro no caso Monte Branco. O Ministério Público aceitou que as transferências internacionais, se destinaram apenas a pagar por fora a funcionários da empresa. Mas parte desse dinheiro estava a ser usado no caso CMEC/EDP, para fundamentar pagamentos corruptos na adjudicação e construção da barragem do Baixo Sabor. Uma investigação que visa muitos milhões de euros enviados através de offshores e destinados também ao enigmático “Príncipe”.
Prestes a fazer 50 anos, no dia 21 de abril, diz à SÁBADO que sofreu um assassinato de caráter, que o processo de violência doméstica foi demasiado penoso, que lhe prejudicou a carreira, mas que se fez justiça. Mantém que nunca dirá mal do ex-marido, por causa dos filhos. Conta que não se leva a sério e que o cancro a mudou.
Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e Ricardo Salgado vão a julgamento no Caso EDP "nos exatos termos da acusação", segundo a decisão instrutória hoje proferida pela juíza Gabriela Assunção.
As grandes sociedades de advogados transformaram-se, em Portugal, em autênticas centrais de captura do Estado. O Estado, devidamente capturado, não lhes toca.
Nos anos 80 já tinha a principal fábrica de café ibérica e pagava férias aos funcionários. Só um processo por fuga ao fisco o fez sair de Campo Maior e exilar-se em Badajoz.
O juiz Pedro Correia indeferiu o requerimento da defesa do antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), ao considerar que "não se vê como o resultado de perícia realizada nos termos requeridos poderia ser essencial à decisão a proferir nesta fase processual".
O fundador do grupo Delta morreu este domingo, aos 91 anos. Recorde o perfil feito pela SÁBADO em novembro de 2021.
A Frente Cívica tinha avançado no fim de 2022. PGR considera que perícia médico-legal e forense é da exclusiva competência do magistrado do Ministério Público em cada processo criminal.
Adjudicação à Fujitsu causou revolta a concorrente, que cobrava menos. Fujitsu reconhece à SÁBADO que reuniu com funcionários da Presidência antes de ser lançado o concurso público.
Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.
Na nova direção do PSD há um nome que apanhou todos de surpresa: Inês Ramalho, a filha do CEO do Novo Banco, António Ramalho, será vice-presidente.
O ex-banqueiro esteve acusado de 21 crimes no processo Operação Marquês, mas, na decisão instrutória, o juiz Ivo Rosa deixou cair quase toda a acusação que era imputada ao arguido.
Isabel II salvou a família real do colapso devido aos sucessivos escândalos mas, quanto ao mais, não mexeu uma palha contra o agravamento da estratificação social e económica, a favor da igualdade.
"Vai dar tudo à mesma e ficar igual como está", lamentou um grupo de manifestantes no Campus de Justiça, em Lisboa.
Saibamos honrar a memória de Salgueiro Maia e reparar a ignomínia do que sofreu em democracia, quando um governo e um Presidente da República o tentaram meter na arrecadação da história, valorizando mais o direito de um pide a uma pensão do que o herói mais puro de Abril.