O negacionismo na Justiça

As decisões judiciais contraditórias, as suspeitas nos concursos, as avaliações - tudo isto decorre de um problema central na Justiça a que o poder político tem, sistematicamente, fechado os olhos: a opacidade e o desrespeito total pelos cidadãos.

Coimas por não responder aos Censos? 'Desproporcional', dizem advogados
23 de abrilRita Pereira Carvalho

Coimas por não responder aos Censos? "Desproporcional", dizem advogados

Quem recusar responder ao inquérito dos Censos 2021, ou prestar informações falsas, arrisca-se a pagar uma coima entre os 250 e os 50 mil euros. À SÁBADO, Luís Menezes Leitão explica que estas são "coimas muito elevadas, especialmente quando aplicadas a pessoas singulares".

Os paradoxos criados por Ivo Rosa

Durante anos, muita gente andou a bater à porta errada: afinal, segundo o juiz, o “dono disto tudo” era Carlos Santos Silva e não Ricardo Salgado. A narrativa de Ivo Rosa permite outra conclusão: Zeinal Bava foi um “totó” quando devolveu 17 milhões de euros.

Justamente

O processo penal

É totalmente compreensível e legítimo que a decisão proferida pelo Tribunal seja, à semelhança de todas, sujeita ao escrutínio e à crítica pública. Mas essa crítica, para ser séria e fundada, não pode assentar no desconhecimento do que são e para que servem as diferentes fases do processo.

A fábula do homem sem poder

Como é que um processo analisado e decidido favoravelmente por mais de 100 juízes dos tribunais da Relação, Supremo e Constitucional, em questões processuais e substantivas, estoira nas mãos de um juiz de instrução!?

Juiz Carlos Alexandre recebeu Vistos Gold e Operação Marquês sem sorteio
14 de abrilCarlos Rodrigues Lima

Juiz Carlos Alexandre recebeu Vistos Gold e Operação Marquês sem sorteio

Despacho de instrução de Ivo Rosa revela que, no mesmo dia, 9 de setembro de 2014, os dois processos foram distribuídos sem sorteio por uma funcionária judicial. Há dois anos, Carlos Alexandre suspeitou do sorteio que deu a Ivo Rosa a instrução da Operação Marquês.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)