Quem é Paul Lynch, o vencedor do Booker Prize 2023?
Luana Augusto

Quem é Paul Lynch, o vencedor do Booker Prize 2023?

Passou quatro anos a escrever "Prophet Song", o livro que lhe deu a grande vitória. Recebeu cinco prémios por cinco romances. Irlandês, Paul Lynch já escreveu para jornais do seu país e para o britânico The Sunday Times.

PSD Lumiar quebra tabu com o Chega
Margarida Davim

PSD Lumiar quebra tabu com o Chega

O grupo do PSD na Assembleia de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, apresentou uma proposta com os eleitos do Chega naquela junta. Uma iniciativa que colide com as garantias dadas pelo presidente do PSD Lisboa nas autárquicas.

Ventos de Oeste

Racismo e momentos "Marinha Grande"

Comparar António Costa a um porco não é comparável a colocar um preservativo no nariz de um Papa, Paulo Portas a Pinóquio e Cavaco Silva e Passos Coelho a Adolfo Hitler. Isto para referir apenas algumas imagens que circularam abundantemente pelos meios sociais procurando "dourar" o acto do professor da FENPROF (e não do STOP), e procurando fazer crer que essas outras caricaturas se equivaliam.

Colson Whitehead: 'Tenho pensamentos criminosos'
André Santos

Colson Whitehead: "Tenho pensamentos criminosos"

O novo romance do autor, “Ao Ritmo do Harlem” é uma história de bandidos na Nova Iorque dos anos 1960 – com assaltos, humor e palavreado de vendedor. Pretexto de entrevista.

Pedro Luz, o homem que iluminou a noite de Lisboa
Sónia Bento

Pedro Luz, o homem que iluminou a noite de Lisboa

...Não é o título da sua biografia, mas podia ser, como diz um dos muitos amigos que falam no livro sobre o empresário. "Pedro Luz - Um homem, quatro vidas" é lançado hoje. Leia aqui alguns excertos

Ucrânia: Uma ideia portuguesa plagiada na capa do 'The Economist'?
Margarida Davim

Ucrânia: Uma ideia portuguesa plagiada na capa do "The Economist"?

Manuel Soares de Oliveira criou na semana passada uma imagem com a bandeira da Ucrânia a escorrer sangue. Esta quinta-feira, quando viu a capa do The Economist, nem queria acreditar. “É coincidência a mais”, diz à SÁBADO o criativo, que fala em “gamanço”.

Os oligarcas russos que querem o fim da guerra
Ana Taborda

Os oligarcas russos que querem o fim da guerra

Gerem milhões em bancos, supermercados e telecomunicações, um deles teve uma discoteca, outro adotou um lobo como animal de estimação. Na família, há avós enterrados em valas comuns, um pai espião do KGB e festas regadas a champanhe e caviar.

Carta aos leitores

Os obstáculos à informação e aos segredos são os muros que temos de derrubar. O jornalismo da SÁBADO só terá uma agenda: responder às preocupações dos cidadãos, do Litoral ao Interior, aquém e além fronteiras.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana