A maldição da Terra Santa
22 de maioJoão Carlos Barradas

A maldição da Terra Santa

As chefias político-militares israelitas voltaram à tática de “aparar a relva”: devastação militar de alvos inimigos de modo a debilitar ao máximo a sua capacidade letal. E o Hamas triunfa, sem teto, entre ruínas.

Bairro Arménio

Biden pretende impor um ritmo e um tom diferente na sua política externa. Sendo cedo para afirmar se tal irá contribuir para alienar ainda mais os aliados e os rivais internacionais da órbita norte-americana ou se conseguirá impor uma inflexão nos percursos autoritários e repressores de muitos desses países.  

Congo ficção

Seguidamente surgiram as ONG e os media internacionais e nasce o mito de que a "primeira guerra mundial africana" tinha sido provocada pela corrida ao coltan ou mangano, como é conhecido na RDC. 

André Ventura, um homem do sistema
21 de janeiroAlexandre R. Malhado

André Ventura, um homem do sistema

O candidato apoiado pelo Chega diz-se "antissistema" — mas o seu percurso de vida diz o contrário. Do PSD ao Benfica, passando pela universidade, onde era a favor da despenalização do aborto.

5
Museu do Holocausto do Porto abre no Porto
12 de janeiroMiriam Assor

Museu do Holocausto do Porto abre no Porto

A inauguração ao público tinha data propositada; 27 de janeiro, o dia da libertação do campo de extermínio nazi Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.

Marie Curie: o que é verdade neste filme?
11 de setembro de 2020Ângela Marques

Marie Curie: o que é verdade neste filme?

Radioativo, que estreia esta semana nas salas de cinema com Rosamund Pike no principal papel, conta a história de Marie Sklodowska, que ficou na História como Marie Curie

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)