
Presidente da Comissão da Transparência diz que Jamila Madeira não tem de devolver verbas
Alexandra Leitão, deputada também do PS, diz que reposição não está prevista na lei. Jamila Madeira acumulou o mandato com funções na REN.
Alexandra Leitão, deputada também do PS, diz que reposição não está prevista na lei. Jamila Madeira acumulou o mandato com funções na REN.
Pedro Sousa Rodrigues substitui Alexandra Reis como secretário de Estado do Tesouro. Site da Presidência deu a conhecer os nomes dos novos membros do Governo. esta tarde tomam ainda posse os novos ministros João Galamba e Marina Gonçalves.
Marina Gonçalves vai chefiar o novo ministério. A Chão de Lutas – Associação pelo Direito à Habitação não espera mudanças, mas os mediadores imobiliários elogiam a ex-secretária de Estado.
Marina Gonçalves sobe a ministra da Habitação. O Presidente já aceitou a proposta do primeiro-ministro.
Eurico Brilhante Dias regaiu ao anúncio de Luís Montenegro de que o grupo parlamentar social-democrata vai entregar um projeto de resolução a pedir um referendo sobre a despenalização da eutanásia.
Este requerimento da bancada socialista conta com as assinaturas do vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Carlos Pereira e pelo deputado Hugo Costa.
O documento terá de ser entregue no parlamento na segunda-feira e irá ser debatido na generalidade dia 26 e 27 de outubro, estando a votação final global do diploma da proposta do Governo marcada para 25 de novembro.
Durante a reunião da Comissão Parlamentar de Poder Local, o deputado da Iniciativa Liberal Carlos Guimarães Pinto questionou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, com o teor de uma notícia do Observador sobre acesso a fundos comunitários por parte do marido da ministra.
O projeto de lei do PS propõe a despenalização da morte medicamente assistida em situações de "lesão definitiva de gravidade extrema" e "doença grave e incurável", deixando cair a exigência de "doença fatal".
O presidente do Grupo Parlamentar do PS defendeu que a primeira prioridade "deve ser a do controlo dos preços, sabendo-se que a curto e médio prazo esse controlo é a forma mais eficaz de achatar o crescimento da inflação".
De acordo com Eurico Brilhante Dias, "o PS continua a acompanhar as audições que ainda hoje decorreram durante a manhã e continuaram esta tarde no parlamento, sendo certo que as investigações em curso devem chegar ao seu término e produzir resultados".
"Estamos disponíveis para revisitar esse tema. O atual modelo não é um dogma ou um tema tabu", afirmou novo líder parlamentar do PS.
O primeiro-ministro manteve cinco ministras do anterior Governo e chamou mais quatro para o seu novo executivo.
A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS refere que abandona as funções de deputada na Assembleia da República "por razões puramente pessoais".
António Costa referiu-se a uma das suas mais controversas promessas feitas na última campanha para as eleições autárquicas no primeiro debate parlamentar sobre política geral da presente sessão legislativa.
A líder da bancada socialista adiantou que o PS vai apresentar na Assembleia da República, "o quanto antes, uma iniciativa legislativa sobre esta matéria".