Caderno de Significados

A casta

Este ciclo do PS de António Costa não é comparável ao de Sócrates, que instituiu uma forma delinquente de gestão do Estado e do Governo ao mais alto nível; que vendeu Portugal e empresas como a PT a pataco; nem sequer com o governo de Durão Barroso.

PCP quer apertar a malha às portas giratórias no Governo
Margarida Davim

PCP quer apertar a malha às portas giratórias no Governo

Comunistas querem aumentar o período de nojo, alargar incompatibilidades e criar novas sanções para o incumprimento da lei das incompatibilidades, incluindo a retirada de apoios às empresas que tenham contratado ex-governantes.

O “queque” e o “beto” em negação
Alexandre R. Malhado

O “queque” e o “beto” em negação

António Costa chamou os deputados da IL de “queques que guincham”. E acrescentou: “’tá a ver”? A história dos termos pejorativos fidalgos remonta à queda de Salazar da cadeira.

O moralista

O Oásis

Além de um governo incompetente com maioria absoluta - costumam ser sinónimos -, teremos de lidar com os efeitos cumulativos da guerra, a subida das taxas de juro e a escalada da inflação num país rentista.

O mundo sombrio das portas giratórias

Dois ministros do anterior Governo vão, direta ou indiretamente, trabalhar para dois dos maiores escritórios de advogados do País, exercendo funções em áreas que tutelaram enquanto governantes. Por incrível que pareça, não há aqui nada de ilegal.

Jornalismo e democracia

A SÁBADO instituiu-se como uma ameaça permanente aos corruptos e a todos os que se dedicam ao compadrio, à gatunagem e ao nepotismo, impedindo-os de viverem na santa paz das suas mentiras e intenções ocultas.

João Leão e a integridade da lei

Ainda que não seja ilegal, até porque à luz da lei muito poucas práticas são ilegais, o caso João Leão – a que se somam muitos outros e mais se somaram – é pouco ético e, pior, suscita muitas dúvidas sobre a lisura da decisão.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana