
Brasil lidera lista dos 10 países com maior número de homicídios
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime estima que em 2021 foram registados 458 mil homicídios em todo o mundo.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime estima que em 2021 foram registados 458 mil homicídios em todo o mundo.
Estudo liderado por investigadora portuguesa demonstra como as poeiras se depositam no oceano e estimulam o fitoplâncton que produz oxigénio, e guarda dióxido de carbono.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes dos combustíveis fósseis, principal fonte do efeito estufa global que provoca a crise climática, deverão ter atingindo 36,8 mil milhões de toneladas no final de 2023.
Ramesh Srinivasan, especialista no impacto da tecnologia nas sociedades, esteve na Web Summit e falou com a SÁBADO sobre como criar um mundo melhor apesar do impacto negativo da inovação.
Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?
"Inverter a trajetória que levará o nosso planeta à rutura exige uma ação mais rápida, mais concreta e mais ambiciosa, como nos pede o Secretário-Geral das Nações Unidas", frisou o primeiro-ministro António Costa.
Atualmente estima-se que, em todo o mundo, mais de 650 milhões de meninas e mulheres se casaram (ou começaram a viver com um companheiro) antes de completar os 18 anos de idade.
Um parque histórico, dois jantares surpreendentes, lagoas, furnas e o baixar de rotações de que todos precisamos. São Miguel é um tesouro.
"Os sinais vitais da Terra estão a falhar: emissões recorde, incêndios ferozes, secas mortais e o ano mais quente de sempre. Estamos a milhas dos objetivos do Acordo de Paris", lamentou secretário-geral da ONU.
Os manifestantes tentaram derrubar a barreira policial colocada junto ao Ministério do Ambiente, o que gerou alguns momentos de tensão e levou às três detenções.
A COP28 vai decorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro no Dubai, numa altura em que o planeta caminha para um aquecimento de 2,5°C a 2,9°C até ao final do século.
Passou do jornalismo à realização de documentários, usando parapentes para filmar entre montanhas. Deixa o alerta: "Não podemos esperar poluir este planeta e, ao mesmo tempo, contar com ele para nos fornecer alimentos saudáveis, água potável e oxigénio limpo para respirar. É uma coisa ou outra."
O Governo açoriano está por um fio, mas não deve cair já, graças a uma lei de 1998. Na Argentina, há um novo Presidente que "não é um maluco normal" e há um realizador que nos explica que a urgência está em salvar o ser humano, mais do que o planeta.
"Zita", como gosta que lhe chamem desde criança, foi uma das fundadoras da AMONET - Associação das Mulheres Cientistas e 20 anos depois, defende que não devem ser perpetuados "padrões de comportamento que nos levam a dizer coisas como 'O meu marido ajuda-me'".
Secretário-geral das Nações Unidas considera compromissos dos países para reduzirem emissões de gases com efeito de estufa "um fracasso de liderança".